Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos” realiza o seu “I Capítulo de Entronização”

Fevereiro 21, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

No passado domingo realizou-se o “I Capítulo de Entronização” da Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos”, onde foram entronizados cerca de 90 confrades entre as mais importantes entidades barcelenses – desde empresas da área da produção, restauração, artesanato, etc..

Tendo os claustros da Câmara Municipal de Barcelos como pano de fundo, o evento iniciou-se com um convívio entre todos os confrades das várias Confrarias presentes – entre eles cerca de 70 elementos das 23 Confrarias convidadas. Depois disso, foi o “cantar do galo” – três vezes, como reza a lenda – que iniciou, oficialmente, a cerimónia.

As insígnias dos confrades foram, então, benzidas pelo Prior Monsenhor Abílio Cardoso, que salientou o cariz de irmandade e de “amor ao próximo” que carateriza as Confrarias, atribuindo-lhes um teor de necessidade na sociedade. A Confraria madrinha “batizou” os seus afilhados, passando o testemunho ao Juiz Presidente da Assembleia Geral, José Costa, e ao Juiz Presidente da Direção, João Dantas. Cada confrade foi, depois, entronizado, começando pelos Confrades Fundadores, seguidos do Confrade de Honra – o Prof. Dr. Fernando Bernardo, pela DGAV – e finalizando nos Confrades Efetivos.

A palavra foi, entretanto, passada ao Juiz Presidente da Direção, João Dantas, que reforçou os objectivos da Confraria “O Galo de Barcelos”, ao mesmo tempo que admite saber os desafios que esta terá de enfrentar para os alcançar, sabendo, porém, que conta com um grupo apaixonado pela causa d’ O Galo, esforçado para levar mais além este importante símbolo do concelho e do país. De seguida, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos tomou da palavra, reforçando a importância da atividade associativa. Miguel Costa Gomes acredita que “a constituição da Confraria ‘O Galo de Barcelos’ é o reflexo de que são inesgotáveis as potencialidades de uma aliança entre a Lenda do Galo de Barcelos (…) enquanto momento turístico e a capacidade produtiva do setor primário da região”.

A entronização culminou no juramento dos confrades, que prometeram honrar “O Galo”, a sua Produção, a sua Gastronomia e a sua História. Depois de encerrada a sessão, a cerimónia seguiu para o exterior, onde todas as Confrarias desfilaram, em procissão, até ao Jardim das Barrocas, guiados pela música da Banda do Galo. O evento terminou com um almoço entre todos os participantes.

Fonte: Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima