Conservatório de Música de Barcelos promove ciclo de concertos

Abril 4, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

O Conservatório de Música de Barcelos promoveu nos dias 31 de março e 02 de abril mais três concertos, que fecharam um ciclo de concertos dedicados a este período quaresmal.

O primeiro realizou-se no passado dia 31 de março, no Pátio Luiz Costa, no Conservatório de Música de Barcelos, com a apresentação das obras “Missa a 4 para Coro e Órgão”, do compositor barcelense Miguel Ângelo Pereira, e o “Requiem op.48”, de G. Fauré – versão para o coro e órgão. Foram intérpretes deste concerto o Coro CMB e o Coro dos Pequenos Cantores do CMB, tendo como solistas os alunos Cláudia Pereira, João Miranda, Pedro Cibrão, Tânia Macedo e Teresa Sá Cachada, juntamente com o Prof. Daniel Ribeiro – órgão sob a direção da Prof. Maria João Gonçalves.

07

No início, a Professora responsável contextualizou o programa do concerto, referindo que “…não se encontra registos da última apresentação da obra do compositor barcelense, pelo que se poderia considerar uma estreia para as últimas gerações”. Em relação à obra de Fauré, salientou que “…é considerada um dos principais ‘Requiem’ da história da música, tendo este por particularidade incluir na sua estrutura partes como o ‘In Paradisum’, que espelha profundamente uma visão positiva da morte, como uma porta para o além e não um fim em si mesma”.

Também no dia 31 de março, na Igreja Matriz de Vila Cova, apresentaram-se as classes de Conjunto, com os alunos em regime articulado da EB2,3 Abel Varzim, EB2,3 Gonçalo Nunes e EBS Vila Cova, onde os coros apresentaram vários temas com arranjos de D. Peter e J. Carter e partes da “Missa Modale” de J. Alain, sob a direção da Prof. Isabel Silva. Seguiu-se uma obra para orquestra com o arranjo de J. Van der Goot, sob a direção do Prof. César Maciel. O concerto culminou com a obra de J. Rutter “The Lord bless you”, para Coro e Orquestra, tendo provocado no público que encheu a Igreja uma forte manifestação de agrado.

007

Este ciclo terminou com mais um concerto na Igreja Matriz de Barcelos, no dia 02 de abril, com um programa bastante variado e estruturado à volta da obra de J.S. Bach. Enquadrado com o ano mariano, o Coro SemiGaltom e Coro Galtom apresentaram as “Avé Maria” de C. Franck e I. Vitória, a que juntou o motete de A. Bruckner “Locus iste”, seguindo-se de partes da “Missa a 4”, do compositor barcelense Miguel Ângelo Pereira, que teve como solistas os alunos Cláudia Pereira, Pedro Cibrão e Tânia Macedo. Estas obras foram alternando com as árias “Ich folge dir” e “Bist du bei mir” de J.S. Bach, interpretadas pelas alunas Cláudia Pereira e Tânia Macedo, respetivamente, até chegar ao exigente Concerto para dois Violinos e Orquestra “BWV1043” do mestre de Leipzig, interpretado pelos alunos Joana Ribeiro e João Carvalho, sob a direção do Prof. Jorge Teixeira. O concerto terminou com as partes finais do “Requiem op.48” de G. Fauré, “Libera Me” e “In Paradisum”, pelo Coro dos Pequenos Cantores do CMB e solista João Miranda, sintetizando, assim, a temática do concerto.

014

Fonte e imagens: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Me deu frio

No sopro de um suspiro Corre em mim, um arrepio Toco nas
Ir Para Cima