Contextos Educativos (Parte II)

Dezembro 24, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Opinião
Dr.ª Maria José Amaral Neco

Na Antiguidade, as Bibliotecas eram conotadas como sendo espaços sagrados que tinham como finalidade a guarda e conservação dos documentos. Porém, com a transição de uma sociedade pós-industrial para uma sociedade do conhecimento, juntamente com a explosão da informação, as bibliotecas acabaram por se transformar em espaços onde as ideias fluíam e onde se desenvolviam várias competências, como a da literatura e das literacias da informação.



Sendo as Bibliotecas um meio privilegiado de produção e disseminação da informação, reunimos condições para criar espaços de excelência de ensino/aprendizagem como complemento à educação formal. As Bibliotecas podem e devem desempenhar um papel fundamental na promoção da qualidade pedagógica das instituições, capazes de impulsionar mudanças inovadoras nas práticas educativas.

Contudo, não podemos dissociar as Bibliotecas dos projetos educativos, devemos sim pensar em projetos educacionais orientados para esses espaços, assentes numa reflexão entre os diferentes agentes educativos, professores, alunos e encarregados de educação, tornando-as parte integrante e essencial do projeto educativo.

Atualmente, as Bibliotecas transformaram-se em espaços interativos e dinâmicos de acesso livre, munidas de um conjunto de recursos informacionais e tecnológicos, orientados por equipas pluridisciplinares que muito contribuem para o sucesso educativo, para o direito à educação e igualdade de oportunidades dos cidadãos.

Termino aproveitando a época em que nos encontramos para desejar a todos os meus leitores um Santo e Feliz Natal e um Ano 2018 repleto de Boas Leituras e, porque não, congratularmos um amigo ou um familiar com a oferta de um livro!

Por: Dr.ª Maria José Amaral Neco*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do/a autor/a)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima