Cursos de Mestrado, provas M23 e de titulares CTeSP com candidaturas abertas no IPCA

Abril 8, 2019 Atualidade, Concelho, Educação, Mundo

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem a decorrer, até ao dia 7 de julho, as candidaturas da 1ª fase de acesso aos seus cursos de Mestrado. Nesta primeira fase estão abertas 370 vagas distribuídas pelas quatro Escolas do IPCA.



A Escola Superior de Design abriu 60 vagas distribuídas pelos três cursos de mestrado atualmente em funcionamento: Design e Desenvolvimento de Produto, Ilustração e Animação e Design Digital. A Escola Superior de Gestão disponibiliza 175 vagas distribuídas pelos mestrados de: Fiscalidade, Solicitadoria, Auditoria e Gestão Autárquica. A Escola Superior de Tecnologia, abriu 110 vagas nesta 1ª fase nos mestrados de: Engenharia Informática, Engenharia Eletrónica e de Computadores, Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e Sistemas Integrados de Gestão QAS (Qualidade, Ambiente e Segurança). A mais recente unidade orgânica do IPCA, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo abriu 25 vagas ao mestrado de Gestão do Turismo.

A informação relativamente aos prazos a cumprir, as vagas disponíveis para acesso a cada um dos cursos de mestrado, bem como a documentação necessária para a instrução da candidatura deve ser consultada no edital de abertura do concurso, disponibilizado no site da instituição em www.ipca.pt.

À semelhança do que acontece nos cursos de Licenciatura, o IPCA disponibiliza também Bolsas de Estudo e Apoio na frequência dos cursos de Mestrados. As candidaturas são realizadas online no portal académico do IPCA (www.siga.ipca.pt/cssnet).

Candidaturas às Provas M23 e provas para os titulares de CTeSP

De 8 a 20 de abril decorrem as inscrições nas provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência de cursos superiores do IPCA. Estas provas destinam-se a candidatos que tenham completado 23 anos até ao dia 31 de dezembro de 2018, que pretendam ingressar num curso de Licenciatura ou num Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP). Por outro lado, os titulares de CTeSP que pretendam ingressar numa Licenciatura do IPCA (para o qual o seu curso TeSP não permite o acesso direto sem prova), podem também apresentar a sua candidatura no mesmo período.

As inscrições são efetuadas online no portal académico do IPCA (www.siga.ipca.pt/cssnet), devendo ser consultado, previamente, o Edital do concurso em www.ipca.pt.

Curso Breve de Inglês

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT) do IPCA tem abertas inscrições aos Cursos Livres de Inglês.

Os Cursos Livres de Inglês são abertos à comunidade, de forma a responder à crescente necessidade de jovens e adultos de melhorar e certificar as suas capacidades de comunicação em Inglês.

Estes cursos realizados no IPCA encontram-se divididos em quatro níveis de domínio da Língua Inglesa, de acordo com o definido no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). O QECR define seis níveis comuns de referência (A1, A2, B1, B2, C1 e C2), para três grandes tipos de utilizador: o utilizador elementar, o utilizador independente e o utilizador proficiente.

Os Cursos decorrem de 27 de abril a 22 de julho de 2019 em Barcelos (Campus do IPCA) e têm a duração de 45 horas.

Fonte e fotos: IPCA.

3 Comments

  1. Olá. Eu tenho o 12 ano. Se eu quiser frequentar um curso superior no ipca tenho que fazer exame de acesso? Obrigada

    • Bom dia Isabel, obrigada pelo seu comentário. Relativamente à sua questão, caso se candidate a um Curso de Licenciatura tem de fazer os exames de acesso nacionais. No caso de se candidatar a um Curso Técnico Superior Profissional, não necessita de fazer exames nacionais, e informamos que se tiver mais de 23 anos já estão abertas as candidaturas aos cursos de preparação M23 – http://www.ipca.pt

  2. Olá Isabel bom dia,obrigada pelo seu comentário. Para se candidatar a um Curso de Licenciatura terá se fazer os exames nacionais. No caso de se candidatar a um Curso Técnico Superior Profissional já não necessita de fazer exames nacionais. No caso de ter mais de 23 anos, já temos abertas as inscrições para as Provas M23 de preparação para o ano letivo 2019/2020- http://www.ipca.pt

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima