Daniel Pereira Cristo apresenta “Cavaquinho Cantado” no Teatro Gil Vicente

Fevereiro 22, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

É já no próximo dia 24 de fevereiro, pelas 22h00, no Teatro Gil Vicente, que se realiza o concerto que serve de apresentação do álbum “Cavaquinho Cantado”, de Daniel Pereira Cristo.

O músico e compositor bracarense Daniel Pereira é um apaixonado pela música de identidade e instrumentos tradicionais e apresenta, agora, o seu primeiro trabalho a solo. Este álbum tem o cavaquinho e o canto como personagens principais de um todo que se pretende seja sentido como uma abordagem nova e contemporânea da Música Étnica do Noroeste Português.

Desde muito cedo, que os instrumentos tradicionais, e os cordofones em particular, fazem parte da vida e da música de Daniel Pereira.

O seu percurso a solo começou com um desafio que chegou da Galiza, quando lhe pediram que mostrasse as sonoridades dos cordofones tradicionais. O convite foi aceite de imediato e proporcionou vários concertos do músico bracarense naquela região autónoma de Espanha, com destaque para aquele que decorreu no Teatro Rosalía de Castro, na Corunha. Quase em simultâneo, recebeu um convite de Júlio Pereira para fazer um trabalho discográfico que aliasse o Canto com o Cavaquinho, com a chancela da Associação Museu Cavaquinho.

Num primeiro momento, em trio, com o projeto “Cordofonias”, explorou as sonoridades dos instrumentos ancestrais da tradição minhota. Pegou no cavaquinho, na braguesa, ou no bandolim, e fez uma intensa viagem sonora pela tradição oral, nas músicas cantadas. Mas esse trajeto ganhou forma, também, nos instrumentais que compôs.

Ao lado de Daniel Pereira, vão estar Diogo Riço, na Bandola, André NO, nas Percussões, e David Estêvão, no Contrabaixo. Juntam-se, ainda, Catarina Valadas, na Voz e Flauta Transversal, e André Ramos, na Viola Braguesa.

concerto-cristo

O concerto caracteriza-se pela alegria da junção de dois velhos conhecidos: o canto e o cavaquinho. São, afinal, as duas personagens centrais de uma nova e contemporânea abordagem da Música Étnica do Noroeste Português e Peninsular, como Daniel Pereira gosta de chamar-lhe. A produção musical do espetáculo é do técnico e multi-instrumentista Hélder Costa, com Sérgio Lajas no desenho de luz.

Com o álbum “Cavaquinho Cantado”, Daniel Pereira procura, também, atingir um outro objetivo: colocar o Minho e música do noroeste português no roteiro mundial das Músicas do Mundo.

Fonte: Agenda Cultural da CM de Barcelos.
Imagem: Página do evento no Facebook.

Foto: Facebook de Daniel Pereira Cristo.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Me deu frio

No sopro de um suspiro Corre em mim, um arrepio Toco nas
Ir Para Cima