David Vaz e Ana Rita Vale conquistam “ Maratona Raid do Facho 2018”

Fevereiro 27, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Na manhã do último domingo realizou-se, em Roriz, mais uma edição do “Raid do Facho”. Esta prova era a 1ª etapa do Campeonato do Minho XCM – AFA Cycles de Maratonas, pontuável para a Taça de Portugal de XCM e, simultaneamente, para o Campeonato Nacional Universitário.



A prova consistia em 4 percursos – Maratona Elite (72 KM), Maratona Curta (56 KM), Meia Maratona (42 KM) e, ainda, Mini Raid (20 KM), que contou com a presença de 900 participantes, distribuídos pelas vertentes de competição e lazer, nas mais variadas categorias etárias, bem como na aula de Zumba que foi precedida de uma  Caminhada Saudável, que se realizou pelas ruas e trilhos rurais da freguesia de Roriz após a partida dos ciclistas.

Pelas 10h00 deu-se, então, o “tiro de partida”, com os atletas a terem pela frente os montes do Lousado, S. Gonçalo e, ainda, o Monte do Facho.

Passadas 2h54m, David Vaz (Amigos do Desporto), que foi segundo em 2017, cruzou a linha de partida, tornando-se, dessa forma, o grande vencedor em Elites masculinos, à frente de Jacinto Fiúza (Batotas/Ponte de Lima) e Tiago Ribeiro (Saertex Portugal|Edaetech).

Em Elites femininas, a mais forte foi Ana Rita Vale (Batotas/Ponte de Lima), que percorreu os 56 km da sua prova em 2h56m04s. Seguiram-se Leandra Gomes (Batotas/Ponte de Lima) e Ana Campos (Saertex Portugal|Edaetech).

Em Master 30 masculinos, o vencedor foi José Lourenço, seguido de José Pacheco e José Macedo. Em Master 30 femininos, a vencedora foi Raquel Marques, seguida de Virgínia Moreira e Ana Carneiro. Em Master 35, o vencedor foi Carlos Rocha, à frente de Humberto Castro e António Pinto. Em Master 40, Pedro Dias venceu, seguido de José Brito e Armando Tavares. Em Master 40 femininos, Helena Teixeira foi a mais forte. Em Master 45 masculinos, Carlos Soares impôs-se perante António Passos e Tierri Mendes. Em Master 50 masculinos, Rodolfo Lopes foi o vencedor, seguido de António Silva e Joaquim Santos. Na categoria de Master 55, António Melo foi o mais forte, José Santos e Hermenegildo Alves foram 2º e 3º, respetivamente. Finalmente, em Master 60, Manuel Pinto foi o grande vencedor, à frente de Benjamim Silva e José Mendonça.

Barcelos recebeu também, pela primeira vez na sua história, um Campeonato Nacional de Ciclismo, desta feita o Universitário, que coroou António Azevedo (IPCA) como o grande vencedor, ele que na sua formação passou pela ACR Roriz e milita, agora, nos famalicenses dos Tomatubikers.

Na vertente de Lazer, Manuel Melo foi o grande vencedor na Maratona, batendo Rui Sá e Hélder Castro, que foram 2º e 3º, respetivamente. Nas femininas, Liliana Lopes venceu, Alberta Pereira foi segunda classificada e Manuela Pontes alcançou o terceiro posto. Já na meia-maratona, Marco Correia foi o vencedor, seguido do Pedro Costa e, na terceira posição, Hélder Costa. Nas femininas, Tânia Serra levou a melhor sobre Vânia Vilaça e Marlene Seara, que ocupou o lugar mais baixo do pódio.

Em nota enviada a este jornal, a organização agradece “a todos os betetistas, entre os quais vários de renome nacional e internacional, que por mais um ano responderam em massa ao nosso convite, confirmando a ‘Maratona do Raid do Facho’ como um evento de referência no panorama nacional de BTT. Não podemos deixar de agradecer a todos os nossos parceiros, desde o Município de Barcelos, Junta de Freguesia de Roriz, Federação Portuguesa de Ciclismo, Associação de Ciclismo do Minho, Paróquia de Roriz, Futebol de Clube de Roriz, Bombeiros de Barcelos, Guarda Nacional Republicana, fotógrafos e comunicação social presente, equipa de motociclistas, todos os nossos patrocinadores e, por último mas não menos importante, todos os cerca de 60 voluntários que, por mais um ano, colaboraram de forma muito eficaz e incansável para que este evento tenha sido um sucesso”.

Fonte: ACRR.

Fotos: Eduardo Campos e Jorge Almeida.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Atualização

Por motivos técnicos, este jornal não noticiou a 1ª jornada da Série

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima