Desfolhada tradicional junta idosos e crianças no Centro Infantil de Barcelos

Setembro 28, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura

Iniciativa marca o arranque do projeto educativo “Educar para os Valores” para o triénio 2019/2022

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos promoveu, nesta sexta-feira, dia 27, uma desfolhada tradicional entre idosos e crianças.



A iniciativa assinalou o arranque do Projeto Educativo da Instituição, que, para os próximos três anos, tem como tema “Educar para os Valores”.

“Temos previstos pequenos projetos nos vários equipamentos e nas várias respostas sociais, tanto na creche como no pré-escolar, com ações que promovam os valores. Valores de cidadania, do respeito, da amizade, da educação ambiental”, explicou Cláudia Faria, coordenadora da valência de Educação na Infância.

“Se começarmos desde cedo a sensibilizar para o respeito pelo outro, pelo mais velho, pelo diferente, por todas essas características que nos tornam únicos, teremos os meninos mais capazes e mais responsáveis a nível social”, acrescentou.

Além da sensibilização para os valores, o Projeto Educativo quer, também, promover o espírito intergeracional, como explicou Cláudia Faria, coordenadora da valência de Educação na Infância: “Queremos estreitar a relação entre crianças e idosos, uma vez que a Santa Casa tem respostas nestas áreas. Todos os meses, os idosos vão aos equipamentos da Infância conhecer os meninos, através de uma festa ou atividade. Hoje começamos com a desfolhada, mas todos os meses estão previstas atividades em setores diferentes, envolvendo a área das Pessoas Idosas”.

A desfolhada intergeracional decorreu no espaço exterior do Centro Infantil de Barcelos e juntou cerca de uma centena de pessoas, com as crianças e os idosos a debulharem o milho e a dançarem ao som de músicas tradicionais. “Gostei muito desta desfolhada, adorei ver os meninos a dançar”, referiu, no final, Rosa Falcão, utente da instituição.

Fonte e fotos: SCMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima