Dia da Proteção Civil

Março 1, 2017 Atualidade, Concelho, Educação, Opinião
lazaro
Lázaro Cruz

Celebra-se hoje, dia 1 de março, o Dia da Proteção Civil. É uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil. Em Portugal é, desde 2008, assinalada esta data com várias iniciativas.

O objetivo deste dia é reforçar a atenção de todos nós para o papel fundamental da proteção civil na sociedade, nomeadamente, para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

O tema para o ano de 2017 é “Juntos para a Redução de Catástrofes”. Procura-se, assim, dar ênfase à prevenção, estimulando a participação de todos os cidadãos porque este é um tema de todos e para todos.

A Autoridade Nacional de Proteção Nacional, os Serviços Municipais de Proteção Civil, assim como os demais agentes, promovem várias iniciativas como exposições dos meios dos agentes de proteção civil (Bombeiros, GNR, etc.), ações de sensibilização e treino, que visam exortar e implicar os cidadãos e as comunidades a adoptarem e aprofundarem a prática continuada de uma cultura de prevenção.

imagem 1

Percebeu-se que este trabalho terá que ser feito a nível local, nomeadamente, a nível dos municípios e freguesias. Estes ensinamentos deverão ser, sempre que possível, numa fase precoce, sendo, por isso, as crianças e os jovens os grupos a privilegiar, promovendo junto destes uma cultura de segurança, prevenindo comportamentos de risco e alertando para a promoção de atitudes para a redução de catástrofes.

Cabe a cada um de nós estar susceptível ao tema, procurando participar nestas iniciativas pedagógicas porque ‘proteção civil somos todos Nós’.

Por: Lázaro Cruz (Bombeiro e aluno da Licenciatura de Proteção Civil).

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima