DIGICOM traz a Barcelos os melhores do Design Digital

Outubro 29, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

Vão estar presentes representantes da GOOGLE, E-GOI e BOOKING

A segunda edição da DIGICOM, Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital, decorre nos dias 9 e 10 de novembro, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos.



A conferência é organizada pela Escola Superior de Design (ESD), do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), e pretende ser palco de debate sobre o papel do design e da comunicação nos diferentes meios e plataformas digitais interativas.

A DIGICOM nasce do âmbito de uma estratégia de inovação na área do Design Digital pela ESD, que começou no IPCA com a abertura do Mestrado em Design Digital, e da necessidade de se debater sobre esta área do Design e da Comunicação.

Nuno Martins, organizador da conferência, nota um sólido crescimento da primeira edição para esta segunda, sendo que foram entregues o triplo das submissões. “A primeira edição foi uma novidade, para os participantes e para nós também enquanto organização. Tivemos as naturais dificuldades de organizar pela primeira vez uma conferência internacional. Mas o evento correu muito bem, reflexo disso é o sucesso que a segunda edição está a ter com a forte expansão das submissões”, refere o organizador.

Este ano a DIGICOM tem como convidados Mauricio Wolff, Designer do site BOOKING (o maior site mundial de alojamentos); Ernesto Ferreira, Chefe de Vendas na E-GOI (uma das principais empresas nacionais de marketing digital); Nuno Coelho Santos, Designer da DEEPMIND (empresa da Google) e Donato Ricci, Designer e Investigador sobre os métodos de design em Ciências Humanas e Sociais.

Para a organização, é importante manter a filosofia da conferência, num ambiente de comunicação digital não só com designers, mas também com pessoas de outras áreas. “O design é relevante quando não é egocêntrico. Temos de ter a humildade de nos abrirmos a outras áreas do conhecimento e é isso que procuramos fazer na DIGICOM — nunca temos somente designers como oradores”, acrescenta Nuno Martins.

Pretende-se que a DIGICOM continue a crescer e seja, cada vez mais, uma conferência de referência, tendo ainda como objetivo a afirmação da região de Barcelos “No Mestrado em Design Digital temos tido alunos de todo o país, nomeadamente dois alunos de Lisboa que estão no IPCA a fazer este Mestrado, eles vêm a Barcelos para as aulas no IPCA e voltam para Lisboa. Isto é um fator de muito orgulho para nós e é este o caminho que queremos seguir, sermos reconhecidos também fora da região do Minho. Hoje em dia já vemos vários eventos de referência em Lisboa ou no Porto, porque não em Barcelos termos a DIGICOM como uma conferência de referência?”.

Além dos oradores convidados, vão ser apresentadas na DIGICOM 30 comunicações que foram selecionadas, num evento que se espera bastante interativo. Da organização fazem parte vários docentes da ESD, assim como, estudantes do Mestrado em Design Digital do IPCA.

Fonte e imagens: IPCA.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima