Doroteia Peixoto e Rui Teixeira vencem BMcar Meia Maratona de Barcelos

Abril 11, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Este último domingo foi o dia em que Barcelos recebeu quinta edição da BMcar Meia Maratona, uma organização dos Amigos da Montanha, com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, envolvendo três distâncias: Meia Maratona, Mini Maratona e Caminhada, todas com partida e chegada no centro histórico da cidade.



A manhã começou com um pouco de chuva mas nada que prejudicasse a animação, que começou com uma aula de zumba pela instrutora Luciana Silva. Depois da partida das provas, às 10h00, as condições climatéricas foram melhorando, proporcionado uma bela manhã de desporto.

Nos 21km, o atleta do Sporting, Rui Teixeira, venceu a distância com o tempo de 1h09m24s. O campeão nacional de crosse mostrou-se muito satisfeito por colocar o seu nome na lista de vencedores desta prova, ele que em 2016 tinha conseguido o segundo lugar em Barcelos.

No segundo lugar ficou Carlos Costa, do CD São Salvador do Campo (1h09m33s) e Ricardo Dias, do Sporting, ocupou o terceiro lugar com o tempo de 1h09m49s. Os atletas dominaram a corrida mas, na parte final, Rui Teixeira foi mais forte e conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio. Recorde-se que o seu companheiro de equipa, Ricardo Dias, correu no dia anterior em Braga, sagrando-se campeão nacional dos 10.000m. Apesar disso, o atleta não quis faltar à Meia Maratona de Barcelos. “Fui convidado para a apresentação da prova. Como tinha dado a minha palavra à organização de que vinha correr não podia falhar. Fiquei em terceiro e estou contente”, disse.

Na meia maratona feminina, Doroteia Peixoto venceu pelo terceiro ano consecutivo. A atleta dos Amigos da Montanha liderou a corrida do início ao fim e cortou a linha de meta com o tempo de 1h13m36s. Doroteia continua a sua preparação para a Maratona de Düsseldorf, no dia 29, prova que venceu em 2017 e onde vai voltar a correr em busca da marca de qualificação para estar presente no Europeu em Munique. A atleta mostrou-se muito satisfeita pelo apoio nas ruas de Barcelos e pela vitória conseguida, que foi também uma prenda de aniversário, que comemorou no dia anterior (7 de abril), salientando que “vencer em casa tem outro sabor”.

Mónica Silva terminou em segundo lugar (1.16.42) e Cláudia Pereira (1.21.16) completou o pódio.

Na Mini Maratona, Luís Mendes (Maia AC) foi o vencedor, com o tempo de 37.29.50m, seguido de José Gaspar, 37.53.34m, e Hélder Costa (Police Challenge), com 42.15.20m.

No setor feminino, Sónia Ferreira (44.58.41m) e Sofia Teixeira (45.24.50m), colegas de equipas do UD Várzea, ocuparam o primeiro e segundo lugar do pódio, respetivamente. Clara Freire (GTT/Armazéns do Café) completou o pódio (52.36.99m).

Quem também participou na caminhada de 10km foi o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, mostrando a todos a importância da prova e da prática desportiva para o concelho. Francisco Rocha deu os parabéns aos Amigos da Montanha por, uma vez mais, organizarem uma prova de referência, que contou com cerca de 1 100 inscritos nos três percursos do evento, salientando que esta é uma atividade com grande importância para a cidade, para a sua divulgação e desenvolvimento.

A prova, que teve na medalha de finisher representando o Galo de Barcelos, contou ainda com uma exposição de artesãos locais na zona de meta.

Américo Alves, presidente da direção dos Amigos da Montanha, mostrou-se satisfeito com a forma como decorreu a quinta edição do evento, que se integra num trabalho mais global do fomento do desporto e da modalidade, não só na vertente competitiva, mas, principalmente, na promoção da prática desportiva regular e na formação de jovens. Acima de tudo, os Amigos da Montanha apostam na qualidade e a BMcar Meia Maratona de Barcelos é disso um exemplo.

Fonte e fotos: AM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Atualização

Por motivos técnicos, este jornal não noticiou a 1ª jornada da Série

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima