Escuteiros de Barcelos a caminho do Acampamento Nacional, em Idanha-a-Nova

Julho 28, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

É já no próximo dia 31 de julho que arranca o 23º Acampamento Nacional do Corpo Nacional de Escutas (ACANAC) e o Núcleo de Escuteiros de Barcelos levará um contingente de cerca de 350 elementos para nele participarem, até dia 6 de agosto.

O evento, a maior atividade escutista a nível nacional, que se realiza de cinco em cinco anos, terá lugar em Idanha-a-Nova, no Centro Nacional de Atividades Escutistas, pela terceira edição consecutiva.

Dos vários agrupamentos do Núcleo de Barcelos partirão, então, mais de três centenas de elementos, para se juntarem aos 22 mil inscritos, que farão deste o maior acampamento nacional de sempre. Na edição anterior, que detém o recorde, estiveram 17 mil. Para se ter uma ideia, durante a semana do acampamento, a população local aumenta um terço.

Os escuteiros barcelenses partem na manhã do dia 31 de julho, em conjunto, num grupo de seis autocarros, sendo que todo o material necessário para a atividade (madeira para as construções, tendas, fogões, etc.) arrancam já no próximo sábado. Em Vila Frescaínha, hoje, pelas 21h30, estará um camião pronto a recolher o material dos escuteiros barcelenses e, de imediato, transportá-lo para Idanha-a-Nova.

Para o sucesso da participação barcelense no acampamento, foi decisivo o apoio da autarquia, parceira do Núcleo em várias atividades.




O Acampamento Nacional tem já quase 100 anos de história, dividida em 22 edições. A primeira aconteceu em 1926, em Aljubarrota, Leiria, tendo nove dias de duração.

O CNE – Corpo Nacional de Escutas – é a maior associação juvenil portuguesa, estando enquadrada na World Organization of the Scouts Moviment (WOSM), a associação que rege o escutismo mundial. Em Portugal, existem mais de 60 mil escuteiros e cerca de 13 mil dirigentes, adultos voluntários que trabalham em prol das crianças e jovens para o sucesso das suas atividades.

Fonte: NEB.

Imagens: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Destaques desta semana

Olá, amigos leitores! À passagem da terceira jornada, o destaque vai, claro
Ir Para Cima