Este fim de semana há reforço no Serviço de Atendimento Permanente no Centro de Saúde em especial para consultas não programadas

Dezembro 22, 2017 Atualidade, Concelho, Mundo

Em nota enviada à comunicação social, a Administração Regional de Saúde (ARS) – Norte, informa que, tendo em conta a época festiva que se aproxima e, possivelmente, o aumento de população com a visita de familiares e amigos vindos de outras regiões e países, o seu Conselho Diretivo decidiu reforçar as equipas e a resposta por parte dos centros de saúde, em especial para as consultas não programadas.



Para tal intuito, o referido Conselho Diretivo providenciou, junto de todos os Agrupamentos de Centros de Saúde e Unidades Locais de Saúde da Região Norte, o aumento da resposta aos cuidados indispensáveis junto das populações.

Com esta decisão, o Conselho Diretivo e a Tutela do Ministério da Saúde, não só mantêm o princípio de que o doente seja visto e acompanhado por uma Equipa de Saúde Familiar – minimizando-se deslocações, desconforto e exposições em meio hospitalar, na maior parte das vezes desnecessária –, como vão tentar amenizar os tempos de espera na resposta às situações que verdadeiramente justificam o acompanhamento em serviço de urgência hospitalar”, refere a nota.

Assim, em Barcelos, este fim de semana, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) funcionará das 8h00 às 20h00, em especial para as consultas não programadas. De uma forma mais concreta:

Centro de Saúde Barcelos
Reforço da Consulta Aberta (08h00-20h00)
23, 24, 25, 26, 30, 31 dezembro e 1 janeiro

Os doentes que se dirigirem em primeiro lugar ao Centro de Saúde e precisarem de ir à Urgência, enviados pelo médico, passam à frente dos que estão à espera (prioridade dentro da mesma cor de triagem) e não pagam a respetiva taxa moderadora (Despacho n.º 4835-A/2016).

Entretanto, fonte do Hospital de Barcelos alerta para a possibilidade de o tempo de espera poder aumentar nesta época. Por tal, o Hospital pede “desculpa pelo incómodo e pelo tempo de espera que isso possa causar aos restantes doentes”, refere a mesma fonte.

Por fim, a ARS – Norte relembra – e apela – que, em caso de necessidade, a primeira decisão deverá ser sempre o recurso ao SNS 24 – 808 24 24 24.

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima