Eurodeputado José Gusmão (BE) vê aprovado relatório sobre Orientações para as Políticas de Emprego na Comissão do Emprego e Assuntos Sociais

Junho 25, 2020 Atualidade, Economia, Mundo, Política

A Comissão Parlamentar do Emprego e Assuntos Sociais (EMPL), do Parlamento Europeu, aprovou o Relatório do deputado europeu do Bloco de Esquerda, José Gusmão, que estabelece as Orientações para as Políticas de Emprego.



Trata-se de um relatório bastante exaustivo que cobre as políticas para o mercado de trabalho e outras políticas relacionadas.

O documento agora aprovado, pela larga maioria dos membros da EMPL, introduz várias posições importantes em áreas como o alargamento da contratação coletiva, o pleno emprego, a garantia de direitos a trabalhadores precários e trabalhadores de plataformas, a igualdade e não-discriminação, o combate à pobreza, bem como restrições à distribuição de dividendos, prémios e apoios a empresas sediadas em offshores.

Para o deputado José Gusmão, “é bom ter boas notícias a vir da Europa. Ao longo de muitos anos, as orientações para as políticas de emprego têm-se caracterizado por uma sistemática pressão para a desregulação dos mercados de trabalho, a precarização dos vínculos contratuais e a contenção salarial. Espero que este relatório e o apoio alargado que teve no Parlamento permitam inverter essa tendência e começar a recuperar níveis de proteção do trabalho que são imprescindíveis, como a crise da COVID já está a demonstrar.”

Font e foto: BE.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima