Exposição de Mário Rebelo de Sousa inaugura em Barcelos

Fevereiro 13, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

A exposição de artes plásticas “Só-mentes”, do artista ancorense Mário Rebelo de Sousa, é apresentada ao público, na Biblioteca Municipal de Barcelos, no próximo dia 18 de fevereiro e ficará exposta até 18 de março. A inauguração está marcada para as 17h00.

Segundo a organização, “a obra de Mário Rebelo de Sousa, que atravessa o desenho e a pintura, pauta-se pela abordagem surrealista, convocada por cores e colagens, ao imaginário do quotidiano e à decomposição do corpo humano. O artista autodidata conta com dezenas de décadas de carreira artística, tendo participado em várias exposições individuais e colectivas”.

Mário Rebelo de Sousa nasceu em Âncora em 1953. Autodidata em artes plásticas, iniciou a sua atividade artística nos anos 60, participando ao longo dos anos em inúmeras exposições coletivas e individuais em Portugal e no estrangeiro.

É curador dos mais variados eventos artísticos e projetos de cariz sociocultural. É membro fundador do “NUCLEARTES” – núcleo de artes e estudos do Vale do Âncora e do GALG – grupo de artistas luso-galaico. Além de estar editado na Revista d’Arte “PARTAGE” 2014/2016 (Limoges) e nos livros “Um homem só”, “Carne para canhão” e “O Estrangulador de bonecos de neve”, possui os seguintes prémios: Menção honrosa pintura 1982; Prémio Nacional de Criatividade 1982; Prémio Internacional Pintura Salvaterra do Minho; menção honrosa Bienal Vidigueira, 2010; Prémio pintura, Marvão, 2010, Pincel d’ouro FEBLACIA, 2014; Menção honrosa pintura Hans C. Andersen-Ourém, 2015; Prémio pintura Aveiroarte, 2015; Menção honrosa grau platina-Lisboa, 2015; Menção honrosa, grau ouro-Lisboa, 2015; Menção honrosa grau ouro-Porto, 2015: Pincel d’ouro Viseu 2016.

Fonte: Município de Barcelos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Surpresa em Vila Cova

Mais um fim de semana, mais uma jornada dos campeonatos da Associação

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima