Exposição “O Caminho de Santiago. Uma visão desde o Oriente” inaugura amanhã na Sala Gótica do Município

Julho 13, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Inaugura amanhã, 14 de julho, pelas 21h00, a exposição fotográfica “O Caminho de Santiago. Uma visão desde o Oriente”, de Tomohiro Muda. Estará patente na Sala Gótica do Município de Barcelos, entre 14 de julho e 6 de agosto e está integrada no programa do 6º aniversário da Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos.

Esta é uma exposição organizada pelo Turismo de Galicia e S.A. de Xestión do Plan Xacobeo, com a colaboração da Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos e do Município barcelense.




Tomohiro Muda é um fotógrafo japonês que fez duas vezes o Caminho rumo a Santiago de Compostela, e oferece, através da fotografia, a sua própria visão sobre a Peregrinação. Muda declara-se como um amante do Românico, de Santiago de Compostela e da Peregrinação Jacobeia.

Nasce em 1956 em Nara (Japão). Em 1988 leva a cabo a sua primeira exposição “A Terra de Sherpa”, com fotografias em Sherpa, nos Himalaias. Posteriormente, viaja pelo mundo, obtendo fotografias que retratam a arte japonesa, românica e bizantina, bem como ruínas budistas e pinturas rupestres chinesas, em Borobudur, Angkor e Ajanta. A recolha fotográfica reuniu-se, sob o tema “Espaços de oração, formas de oração”, em diversas exposições de fotografia e publicações.

Esta visão do Caminho Francês por um artista japonês, denominada “O Caminho de Santiago. Uma visão desde o Oriente” foi inaugurada em Paris no ano de 2008. Posteriormente, passou por Wakayama (Japão), Tóquio (onde esteve exposta durante três meses no Museu Aida), Cidade do México e Santiago de Compostela.




No ano de 2010, o S.A. de Xestión do Plan Xacobeo, iniciou a itinerância por vários municípios da Galiza, expondo, desta forma, a sensação que a experiência da Peregrinação provocou neste fotógrafo japonês. Em 2011, por intermédio do Consulado de Espanha em Hamburgo, esteve exposta em várias cidades da Alemanha, como Lübeck, Hamburgo, Hannover, Buxtehude e Kiel, conquistando um grande sucesso entre os visitantes. Terminou a sua itinerância na Alemanha em 2012, em Regensburg.

A exposição estreia-se, em Portugal, na cidade de Barcelos, em território com profunda identidade jacobeia, reflexo da Lenda do Galo, passagem obrigatória do Caminho Português rumo a Santiago de Compostela.

Fonte e imagem: AB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima