Exposição, recital e ação de sensibilização assinalam Dia Internacional da Mulher

Março 5, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo, Política

O Município de Barcelos comemora o Dia Internacional da Mulher com uma exposição, um recital de piano e violino e uma ação de sensibilização.



No dia 7 de março, pelas 17h30, é inaugurada, na Galeria de Arte Municipal, a exposição coletiva de Carmen Touza, Maria Beatitude, Marília Leitão, Noëlle Tutenuit e Rosa Vaz – “No Feminino” – que mostra trabalhos de cinco mulheres pintoras com diferentes tendências estéticas, e que apresentam a sua visão do feminino.

Mais tarde, às 18h30, é a vez do Salão Nobre dos Paços do Concelho receber o recital de piano e violino por Gabriela Peixoto e Nuno Areia, inserida na rubrica “Música no Salão”, que se enquadra na política de promoção da música no concelho de Barcelos, desenvolvida pelo Município.

Já no dia 9 de março, segunda-feira, pelas 10h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos, de forma a assinalar a efeméride, tem lugar uma ação de sensibilização dirigida a jovens estudantes. Esta iniciativa resulta da parceria entre o Município de Barcelos, o GASC e a SOPRO, com o objetivo de fazer uma abordagem ao papel da mulher na sociedade, às desigualdades entre os homens e as mulheres e aos papéis associados ao género, sob o mote “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”.

Este dia, historicamente relacionado com acontecimentos marcantes da luta das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho, e pelo direito ao voto, foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. Este ano foi considerado o Ano Internacional das Mulheres e simbolizou a vontade de promover a igualdade entre mulheres e homens, com recurso à lembrança das conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, independentemente da nacionalidade, etnia, língua, cultura, economia ou política.

Fonte e imagens: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima