Fé, música e muita animação com a festa de Nossa Senhora da Ajuda em Gilmonde

Setembro 3, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto




Já a partir de amanhã, e até dia 10 de setembro, a freguesia de Gilmonde está em festa, com as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora da Ajuda repletas de atos religiosos, música e muita animação. A festa tem o apoio institucional do Município de Barcelos e da Junta de Freguesia de Gilmonde.

Aliás, a animação já iniciou a 15 de agosto último, com a habitual “festa do emigrante”, tendo sido celebrada uma eucaristia solene pelas intenções dos emigrantes, após a qual se deu ao hastear da bandeira de Nossa Senhora da Ajuda. Durante o dia houve momentos de “comes e bebes”, a atuação do Rancho Folclórico ADRC de Gilmonde e a realização do sorteio.

Agora, numa espécie de “pré-festa”, no último domingo, realizou-se a procissão em honra de Nossa Senhora da Ajuda, saindo da Capela da Nª Sr.ª da Salvação, em Rebordões, e seguindo até ao Centro Pastoral, onde se celebrou a eucaristia solene. Também desde esse dia, e até dia 11, pelas 20h30, realizam-se novenas em honra de Nª Sr.ª da Ajuda.

Amanhã, pelas 20h30, celebra-se a eucaristia, seguida de procissão de velas, acompanhada pela Fanfarra Nossa Senhora da Ajuda, de Gilmonde. Após a procissão, atua a banda Trio Dó-Ré-Mi, dando início aos arraiais noturnos.

No dia seguinte, pelas 9h00, dá-se a alvorada, com a saída do grupo de Zés P’reiras “Os Castiços de Barcelos”, que percorrerá as ruas da freguesia. Por volta da mesma hora, celebra-se uma missa em honra de Nª Sr.ª da Ajuda. Já de tarde, pelas 16h00, começa o V Passeio de Bicicletas Antigas, organizado pela ADRC Gilmonde e pela Comissão de Festas. À noite, por volta das 21h30, atua Mokika e suas Bailarinas, seguindo o grande espetáculo do conhecido cantor popular Emanuel.

Domingo, dia 10 de setembro, começa com a entrada da Banda de Música de Riba d’Ave e da Banda de Música Aboim da Nóbrega, pelas 9h30. À tarde, pelas 16h00, realiza-se a Oração Mariana, pregação seguida da procissão. Já pela noitinha, por volta das 22h00, inicia a atuação do famoso artista Zé Amaro. Todos os dias terminam com sessão de fogo de artifício.

A festa em honra de Nossa Senhora da Ajuda é dada por terminada no dia 11 de setembro, com a celebração, pelas 20h30, da missa, no Centro Pastoral, seguida de procissão e “batalha das flores”.

Imagem: CFSA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima