Festival de Folclore das Cruzes, e não só, encerram a primeira grande romaria do Minho

Maio 4, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

O programa da Festa das Cruzes continua com animação diurna e noturna. O encerramento está marcado para o dia 7, pelas 15h00, na Avenida da Liberdade, com o célebre Festival de Folclore das Cruzes.

Antes disso, o “Bamos às Cruzes!” promete animar as noites de sexta-feira e sábado, contando com a presença de Edmundo Vieira, DJ Joana Best, Waterland e Rafman.

bamos-cruzes2017

Já no Festival de Folcore, participarão o Grupo de Danças e Cantares de Barcelos, Grupo Etnográfico Corticeiro de Cima (Cantanhede), Rancho Folclórico da Paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho (VN de Gaia) e o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande (Guimarães).

A edição deste ano da Festa das Cruzes tem sido pautada pelo sucesso, registando lotação esgotada em todos os eventos. A primeira grande romaria do Minho proporcionou a todos os visitantes grandes momentos de extraordinária adesão popular. Até ao momento, de acordo com as estatísticas apresentadas pelo Turismo, Barcelos já recebeu cerca de 1 milhão de visitantes.




A Festa das Cruzes 2017 mantém a matriz religiosa e popular, constituindo uma referência nas tradições culturais da região e do país. Mas a tradição não deixou de arrastar para a cidade milhares de visitantes, o que foi particularmente visível ao longo da tarde do dia 3 de maio, feriado municipal, dia dedicado ao Senhor do Bom Jesus da Cruz, na procissão da Invenção da Santa Cruz. As ruas de Barcelos foram estreitas para acolher os milhares de pessoas que se juntaram para assistir à majestosa procissão, única no país, com a imponência das 89 cruzes, correspondentes às 89 paróquias do concelho de Barcelos.

DSC01831

A emblemática “Batalha das Flores” registou a maior participação de sempre, com 34 associações a embelezar as ruas da cidade, cerca de mil participantes e mais de mil sacos de flores, contando ainda com a adesão dos milhares de espetadores a esta “saudável batalha”. A alegria e a diversão foram imensas, ao longo de uma hora, em plena Avenida da Liberdade.

batalha-das-flores-33

Os tapetes de pétalas no Templo do Senhor da Cruz, inaugurados no dia 28 de abril, e que este ano retrataram o Senhor da Cruz, o Centenário das Aparições de Fátima e a visita do Papa Francisco a Portugal, foram um ponto de passagem obrigatório.

As celebrações têm contado com visitantes de todas as freguesias do concelho de Barcelos, mas também de vários pontos do país e mesmo da vizinha Galiza.

Fonte: Município de Barcelos.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima