Festival do Figurado e do Brinquedo Ótico ou preparar os artesãos barcelenses para as necessidades atuais e futuras de mercado?

Janeiro 28, 2020 Atualidade, Concelho, Cultura

O artigo que se segue é da minha inteira responsabilidade e foi por mim proposto para divulgação no presente jornal.



Sou proponente do projeto em título, no âmbito do Orçamento Participativo de Barcelos. Como é público, para votar neste orçamento é preciso inscrição até 31 de janeiro, decorrendo a votação entre 7 e 21 de fevereiro. O Orçamento Participativo de Barcelos, como mecanismo de democracia, pretende que os barcelenses tenham um papel ativo nas decisões sobre o município. Como acreditamos que compete a todos os barcelenses participarem na dinamização do nosso rico artesanato, só votando no projeto que subscrevo, poderá viabilizar e disponibilizar novos e melhores recursos aos artesãos e artesãs de Barcelos.

Este setor é considerado, quando aliado ao potencial económico e à criação de emprego, um significativo impulsionador em termos sociais, culturais, patrimoniais e turísticos. O artesanato contribui para a preservação dos saberes e da cultura, uma vez que estes passam de geração em geração. Desta forma, este possui algumas lacunas, quer ao nível da formação técnica dos nossos artesãos, quer no modelo de comercialização tradicional do artesanato.

Se, por um lado, o artesanato é tido como algo transversal a diversos setores económicos e composto por multiatividades, dividido em subgrupos com afinidades técnicas e materiais, nomeadamente, cerâmica, vidro, madeira e etc.; por outro, mantém-se nos moldes de comercialização tradicionais através da venda direta em ateliers, feiras e mercados. Defende-se uma aposta, não na redução de preços, através de produções mecanizadas, mas na diferenciação da qualidade, na apresentação das obras, nomeadamente no storytelling, no packaging e na disponibilidade imediata ao cliente final. No sentido lógico, quanto mais diversa for a visibilidade, maior a oportunidade de negócio. Ou seja, o projeto pretende facultar aos artesãos um sentido mais crítico, consoante as necessidades do mercado atual e tecnológico, sem perderem toda a característica estética e metodologias de produção artesanal inerente às suas obras.

Propõe-se, através de um Festival de Artesanato e Figurado de Barcelos, que será único no país, cuja estrutura assenta no desenvolvimento e no exercício metodológico, prático e criativo com o objetivo de formar e preparar os artesãos barcelenses para as necessidades atuais e futuras de mercado, nomeadamente do marketing, do design, da gestão e das novas tecnologias de informação e comunicação. Isto é, não se pretende alterar a manualidade característica da produção artesanal, para uma consequente redução de custos. O projeto pretende a valorização da marca “Artesanato de Barcelos” através da diferenciação de mercado. A nacionalização e internacionalização do artesanato de Barcelos só é possível através de um storytelling que represente todos os artesãos e dignifique todo o repertório e essência do artesanato barcelense.

Este projeto é também uma proposta cultural, alicerçada no âmbito de Barcelos Cidade Criativa da UNESCO e tem ainda como objetivo, incrementar criatividade e qualidade na agenda sociocultural do concelho de Barcelos, que vá de encontro com os interesses da população.

O Festival do Figurado e do Brinquedo Ótico é um projeto sujeito a votação no Orçamento Participativo do Município de Barcelos in: www.participe.cm-barcelos.pt/projetos/opb-ref-51-2019/.

Quer apoiar esta ideia?

Inscreva-se até 31 de janeiro in: www.participe.cm-barcelos.pt/inscricao-no-op-barcelos/

Cada inscrição tem direito a um voto e a mesma será exclusivamente online de 7 a 21 de fevereiro in: www.participe.cm-barcelos.pt/.

Selecione o OPB Ref. 51/2019.

Festival do Figurado e do Brinquedo Ótico

www.facebook.com/Festival-do-Figurado-e-do-Brinquedo-%C3%93tico-Barcelos/ .

Por: Mário Filipe Araújo*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima