Festividades em honra de Nª Sr.ª do Rosário e de Stº António em Creixomil

Junho 7, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

Realizam-se, entre 09 e 11 de junho, em Creixomil, as festividades em honra de Nª Sr.ª do Rosário e de Stº António. A 02 de junho, já se deu início à novena preparatória em sua honra.

Já na próxima sexta-feira, dia 09, será difundida música gravada durante todo o dia. À noite, pelas 21h00, realiza-se a procissão de velas, com saída do Lugar de Calvelhe em direção à capela de Nª Sr.ª do Rosário, onde haverá missa e sermão em sua honra.

No dia seguinte, a alvorada é marcada pelas salvas de morteiros, para, pelas 8h00, dar-se a entrada no arruado das festas do Grupo de Bombos de Poiares (Ponte de Lima), que percorrerá os lugares da freguesia até às 20h00. Pelas 21h00, realiza-se a missa e conclusão da novena em honra de Nª Sr.ª do Rosário e de Stº António, acompanhada pelo Grupo Coral Nª Sr.ª do Rosário.

Após esta cerimónia religiosa, pelas 22h00, dá-se início ao arraial noturno, com o espetáculo da banda TEKOS. Espetáculo esse que será intervalado por uma sessão de fogo de artifício.




Domingo, dia 11 de junho, a alvorada decorre da mesma forma do dia anterior, ou seja, com salvas de morteiros. Pelas 8h30, realiza-se a missa solene em honra de Nº Sr.ª do Rosário e de Stº António, acompanhada pelo já referido Grupo Coral.

Pelas 9h30, dá-se a entrada, no arruado da festa, da Banda Cabeceirense e da Banda de Vilela, que atuam, depois, pelas 12h00. Após o almoço, pelas 14h00, entra a Fanfarra dos Zés P´reiras de S.Paio de Antas, para meia hora depois, recomeçar a atuação das bandas. Segue-se, pelas 15h30, um terço e sermão em honra de Stº António, seguido de uma procissão, com vários andores, grande número de figurados, acompanhada por confrarias, associações religiosas, autoridades civis da freguesia, pelas bandas de música e pela fanfarra de Zés P’reiras.

Findo estes atos religiosos, pelas 20h00, dá-se a despedida das bandas de música. Numa espécie de “surpresa de última hora”, a Confraria de Nª Sr.ª do Rosário proporcionará a todos os presentes um concerto dos The Classic, pelas 21h00, no recinto da Capela.

the-classic-creixomil

 

Fonte e imagens: Confraria Nª Sr.ª do Rosário.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima