Finda a Festa das Cruzes 2017, Câmara faz o balanço

Maio 11, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Em informação enviada para os órgãos de comunicação social, a Câmara Municipal de Barcelos salienta que a “Festa das Cruzes 2017 superou todas as expectativas”. “Foram 15 dias de animação, mais de 60 iniciativas que fizeram da Primeira Grande Romaria do Minho o polo de atração turística de excelência da região”.

Ainda de acordo com o Município, os espaços municipais abertos ao público tiveram uma das melhores médias dos últimos anos; houve overbooking na restauração em vários dias do evento; uma taxa de 95 a 100 % de ocupação hoteleira na cidade e arredores; forte highlight e full demand nos dias 1 e 3 de maio e o regresso em força dos visitantes galegos.




Mais pormenorizadamente, “para além da excelente taxa de ocupação, nomeadamente no período alto das festas de 29 de abril a 3 de maio, em que se registou na cidade overbooking, os edifícios municipais abertos ao público receberam, neste período, mais de 13500 visitantes”, com “vários circuitos de touring ao Norte a fazerem de Barcelos ponto de visita.”

O Município barcelense considera, ainda, que “em termos de restauração este terá sido um dos melhores anos da última década, a avaliar pela informação prestada pelas unidades de restauração, nomeadamente nos fins de semana, feriados, com enfoque para o período de 29 de abril a 3 de maio em que se registou overbooking na generalidade das refeições”.

A tradição também não deixou de “arrastar para a cidade milhares de visitantes, o que foi particularmente visível ao longo da tarde do dia 3 de maio, feriado municipal, dia dedicado ao Senhor do Bom Jesus da Cruz, na procissão da Invenção da Santa Cruz”. “Igual cenário registou-se na emblemática Batalha das Flores que contou com a maior participação de sempre, com 34 associações a embelezar as ruas da cidade, cerca de mil participantes e mais de mil sacos de flores. A alegria e a diversão foram imensas, ao longo de uma hora, em plena Avenida da Liberdade, na mais saudável de todas as batalhas.” Já “os tapetes de pétalas no Templo do Senhor da Cruz, inaugurados no dia 28 de abril, e que este ano retrataram o Senhor da Cruz, o Centenário das Aparições de Fátima e a visita do Papa Francisco a Portugal, foram um ponto de passagem obrigatório”.

DSC01832

Por fim, a comunicação camarária refere que “as rusgas, o Folclore de Rua, o Festival de Folclore, integrado pela primeira vez na programação, os Zés P’reiras, o fogo de artifício, o Bamos às Cruzes!, as bandas filarmónicas e os espetáculos musicais contribuíram grandemente para um evento de sucesso, não apenas para a região, mas também para a vizinha Galiza e para outros visitantes estrangeiros que por aqui passaram”.




Fonte: Município de Barcelos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Me deu frio

No sopro de um suspiro Corre em mim, um arrepio Toco nas
Ir Para Cima