Fundação da Juventude lança projeto inédito “Make Code”

Setembro 26, 2019 Atualidade, Concelho, Educação, Mundo

O “Make Code: Programa o teu Futuro” foi criado para combater o fraco nível de competências digitais da População Jovem e aumentar o seu nível de Literacia Digital. O projeto é destinado aos jovens a frequentar o 1º, 2º e 3º ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos, e aos professores e diretores das escolas que integram os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) da Região Norte.



Este projeto dá aos professores as ferramentas necessárias para ensinarem os seus alunos a programar, utilizando a placa de microcontrolador – Micro:bit e Minecraft: Education Edition. Qualquer professor, de qualquer disciplina, pode participar no projeto mesmo que não tenha conhecimentos de programação.

As escolas participantes no “Make Code” recebem, gratuitamente, os kits de Micro:bit e Licenças Minecraft: Education Edition para utilização dos alunos e professores envolvidos no projeto. Inclui, ainda, a organização de Workshops dirigidos aos professores, em Micro:bit e em Minecraft, respetivamente, de 6 e 4 horas. Cada professor beneficia, posteriormente, de apoio à implementação destas tecnologias em sala de aula, em cada uma das suas turmas, num total de 6 horas, distribuídas em blocos de 2 horas.

O “Make Code: Programa o teu Futuro” procura, assim, “promover junto dos alunos e dos professores os conhecimentos básicos associados à codificação e à ciência da computação, através da criação e conceção de produtos digitais, utilizando o Micro:bit (uma placa de microcontrolador) e o Minecraft: Education Edition – ferramentas do bloco Make Code, da Microsoft”. Vem ao encontro das prioridades dos eixos da Inclusão e Educação da Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030), ao estimular e reforçar os domínios da literacia digital e das competências digitais, nas camadas mais jovens da população das escolas que se localizam em territórios económica e socialmente desfavorecidos, marcados pela pobreza e exclusão social, onde a violência, a indisciplina, o abandono e o insucesso escolar mais se manifestam.

Para a concretização deste projeto inovador, a Fundação da Juventude conta com a colaboração da ATEC – Academia de Formação, que possui consultores/formadores especializados em programação e robótica, que promovem as ações com os professores e apoiam a implementação com os alunos. A avaliação do impacto do projeto será realizada pela Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), entidade que possui uma experiência significativa de avaliação de projetos e programas.

O “Make Code” é Cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano, Portugal 2020 e União Europeia – Fundo Social Europeu. O projeto conta ainda com a Microsoft como Investidor Social.

“Make Code: Programa o teu Futuro”, uma parceria Microsoft

A Microsoft Portugal tem apoiado vários projetos de inovação e empreendedorismo social, demonstrando ter uma constante preocupação em apoiar ações que ajudem que as novas tecnologias sejam acessíveis a todas as pessoas e sobretudo aquelas que têm menos condições. Associando-se à Fundação da Juventude, a Microsoft encontra-se empenhada em promover uma economia digital e iniciativas que apostem nas competências digitais através de programas educativos.

Imagem: FJ.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Momento tão Penoso

Bem-haja, caros leitores do BnH! Continuamos à procura de um rumo. De
Ir Para Cima