Futebol Popular anda num carrocel de sobe e desce

Maio 10, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Opinião
Luís Gonçalves

Olá, caros leitores!

A semana foi de festa em Barcelos! A Festa das Cruzes trouxe-nos diversões, entre elas, os carrocéis.

Mas um verdadeiro “carrocel” está o nosso futebol popular de Barcelos! Sobe, desce, desce, sobe…assim andam os clubes da nossa terra!



Quem aproveitou para subir foi o Leões da Serra. Venceu o, até então, líder Carvalhal. Este, que era o jogo em que se poderia decidir muita coisa, até mesmo o campeonato. A ver vamos: o jogo terminou com a vitória do Leões, por uma bola a zero. Com este resultado, o Leões sobe ao 1º lugar, com 67 pontos; o Carvalhal desceu ao 2º lugar, com 65. Faltando jogar apenas 3 jornadas, e a diferença pontual sendo de apenas 2 pontos entre estas duas formações, o Leões terá, nestas últimas 3 jornadas, duas deslocações fora de casa: será em Fragoso, na próxima jornada, e na última, no campeão Pereira; entre estes dois jogos irá receber o Leocadenses. O Carvalhal, que ainda não perdeu nenhum ponto em casa, nestas 3 últimas jornadas terá dois jogos em casa e um fora. Na próxima jornada, irá receber o Palme; deslocar-se-á a Oliveira e, na última, receberá o Carapeços. Jogos muito complicados para estas duas formações, que irão disputar o título até à última!

O Leocadenses (4º, 60 pontos) disse, praticamente, adeus ao título, depois de ter perdido em Macieira (5º, 58 pontos), por 2-0. O Leocadenses poderá ser uma das equipas a “balançar” este “carrocel” de subidas e descidas de posição, pois à 33ª jornada irá defrontar o Leões.

O Carapeços (3º, 61 pontos) voltou ao pódio e ao 3º lugar (61 pontos), depois de ter vencido o Campo (12º, 36 pontos e que assegurou a manutenção), por 1-2. Carapeços poderá ainda intrometer-se em relação às contas do título, pois na última jornada defrontará o Carvalhal.

O Remelhe (6º, 58 pontos) voltou às vitórias. Recebeu e venceu o tranquilo Fragoso (9º, 40 pontos), por 1-0.

O ainda campeão Pereira (7º, 46 pontos) somou a 3ª vitória consecutiva. Foi ao “aflito” Baluganense vencer por 1-2. O Baluganense ocupa o 15º lugar, com 28 pontos; este é o 1º lugar acima da “linha de água”.

O Negreiros (8º, 42 pontos) tem feito uma excelente 2ª volta! Nesta jornada voltou a vencer. Foi a Palme (11º, 38 pontos) vencer por 0-1.

Outra formação que tem feito um campeonato de excelência tem sido o Perelhal. Deslocou-se ao Silva (14º, 33 pontos) e empatou a 4. O Perelhal fecha o top-10 com 38 pontos. Já o Silva ainda não assegurou a manutenção.

Quem “trepou” neste “carrocel” e “respira” melhor é o Oliveira (13º, 34 pontos), que recebeu e venceu (2-1) o, agora ainda mais “aflito”, Cossourado. Ainda mais “aflito” pois desceu do 16º para o 17º lugar, com 25 pontos.

A troca de lugar foi feita com o Feitos, equipa que ainda bem há pouco tempo muitos a dariam já como uma das equipas a fazer companhia ao Pedra Furada na descida de divisão. O Feitos somou, nas últimas 3 jornadas, 7 pontos e está na luta pela permanência. A próxima jornada será decisiva para o Feitos.

Na próxima jornada, destaco o Fragoso-Leões, Carvalhal-Palme, Cossourado-Carapeços e o Feitos-Baluganense.



Na 2ª divisão, quero, desde já, endereçar os meus parabéns ao Lijó e ao Sequeade, visto estas duas equipas terem garantido a subida à 1ª divisão, isto quando ainda faltam jogar 3 jornadas!

O Lijó (1º, 68 pontos) voltou às vitórias e logo com uma goleada (2-5) frente ao, agora “lanterna vermelha”, Estrelas (20 pontos).

O Sequeade (2º, 66 pontos) também regressou às vitórias. Foi a Milhazes (13º, 30 pontos) vencer por 0-2.

Quem quer a outra vaga deste “comboio carrocel” é o Fonte Coberta (3º, 62 pontos), mas perdeu em casa (2-3) com o Ceramistas (12º, 36 pontos).

Na luta por essa vaga está o Paradela (4º, 58 pontos), mas que também perdeu, igualmente em casa, por 0-2, com o Cristelo (8º, 43 pontos).

Fonte Coberta e Paradela terão sentido a pressão?

Na próxima jornada, destaco o Lijó-Aborim, Sequeade-São Martinho, Milhazes-Fonte Coberta e o Paradela irá folgar. Se o Fonte Coberta vencer, será a 3ª equipa a garantir a subida.

Por esta semana é tudo.

Uma semana feliz, vos deseja o amigo Luís!

Por: Luís Gonçalves*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima