Futebol Popular anda num carrocel de sobe e desce

Maio 10, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Opinião
Luís Gonçalves

Olá, caros leitores!

A semana foi de festa em Barcelos! A Festa das Cruzes trouxe-nos diversões, entre elas, os carrocéis.

Mas um verdadeiro “carrocel” está o nosso futebol popular de Barcelos! Sobe, desce, desce, sobe…assim andam os clubes da nossa terra!



Quem aproveitou para subir foi o Leões da Serra. Venceu o, até então, líder Carvalhal. Este, que era o jogo em que se poderia decidir muita coisa, até mesmo o campeonato. A ver vamos: o jogo terminou com a vitória do Leões, por uma bola a zero. Com este resultado, o Leões sobe ao 1º lugar, com 67 pontos; o Carvalhal desceu ao 2º lugar, com 65. Faltando jogar apenas 3 jornadas, e a diferença pontual sendo de apenas 2 pontos entre estas duas formações, o Leões terá, nestas últimas 3 jornadas, duas deslocações fora de casa: será em Fragoso, na próxima jornada, e na última, no campeão Pereira; entre estes dois jogos irá receber o Leocadenses. O Carvalhal, que ainda não perdeu nenhum ponto em casa, nestas 3 últimas jornadas terá dois jogos em casa e um fora. Na próxima jornada, irá receber o Palme; deslocar-se-á a Oliveira e, na última, receberá o Carapeços. Jogos muito complicados para estas duas formações, que irão disputar o título até à última!

O Leocadenses (4º, 60 pontos) disse, praticamente, adeus ao título, depois de ter perdido em Macieira (5º, 58 pontos), por 2-0. O Leocadenses poderá ser uma das equipas a “balançar” este “carrocel” de subidas e descidas de posição, pois à 33ª jornada irá defrontar o Leões.

O Carapeços (3º, 61 pontos) voltou ao pódio e ao 3º lugar (61 pontos), depois de ter vencido o Campo (12º, 36 pontos e que assegurou a manutenção), por 1-2. Carapeços poderá ainda intrometer-se em relação às contas do título, pois na última jornada defrontará o Carvalhal.

O Remelhe (6º, 58 pontos) voltou às vitórias. Recebeu e venceu o tranquilo Fragoso (9º, 40 pontos), por 1-0.

O ainda campeão Pereira (7º, 46 pontos) somou a 3ª vitória consecutiva. Foi ao “aflito” Baluganense vencer por 1-2. O Baluganense ocupa o 15º lugar, com 28 pontos; este é o 1º lugar acima da “linha de água”.

O Negreiros (8º, 42 pontos) tem feito uma excelente 2ª volta! Nesta jornada voltou a vencer. Foi a Palme (11º, 38 pontos) vencer por 0-1.

Outra formação que tem feito um campeonato de excelência tem sido o Perelhal. Deslocou-se ao Silva (14º, 33 pontos) e empatou a 4. O Perelhal fecha o top-10 com 38 pontos. Já o Silva ainda não assegurou a manutenção.

Quem “trepou” neste “carrocel” e “respira” melhor é o Oliveira (13º, 34 pontos), que recebeu e venceu (2-1) o, agora ainda mais “aflito”, Cossourado. Ainda mais “aflito” pois desceu do 16º para o 17º lugar, com 25 pontos.

A troca de lugar foi feita com o Feitos, equipa que ainda bem há pouco tempo muitos a dariam já como uma das equipas a fazer companhia ao Pedra Furada na descida de divisão. O Feitos somou, nas últimas 3 jornadas, 7 pontos e está na luta pela permanência. A próxima jornada será decisiva para o Feitos.

Na próxima jornada, destaco o Fragoso-Leões, Carvalhal-Palme, Cossourado-Carapeços e o Feitos-Baluganense.



Na 2ª divisão, quero, desde já, endereçar os meus parabéns ao Lijó e ao Sequeade, visto estas duas equipas terem garantido a subida à 1ª divisão, isto quando ainda faltam jogar 3 jornadas!

O Lijó (1º, 68 pontos) voltou às vitórias e logo com uma goleada (2-5) frente ao, agora “lanterna vermelha”, Estrelas (20 pontos).

O Sequeade (2º, 66 pontos) também regressou às vitórias. Foi a Milhazes (13º, 30 pontos) vencer por 0-2.

Quem quer a outra vaga deste “comboio carrocel” é o Fonte Coberta (3º, 62 pontos), mas perdeu em casa (2-3) com o Ceramistas (12º, 36 pontos).

Na luta por essa vaga está o Paradela (4º, 58 pontos), mas que também perdeu, igualmente em casa, por 0-2, com o Cristelo (8º, 43 pontos).

Fonte Coberta e Paradela terão sentido a pressão?

Na próxima jornada, destaco o Lijó-Aborim, Sequeade-São Martinho, Milhazes-Fonte Coberta e o Paradela irá folgar. Se o Fonte Coberta vencer, será a 3ª equipa a garantir a subida.

Por esta semana é tudo.

Uma semana feliz, vos deseja o amigo Luís!

Por: Luís Gonçalves*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Santa Maria FC já joga

Iniciaram os jogos do futebol distrital, organizados pela Associação de Futebol de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima