Galo Night Run ganha “Sê-Lo Verde”

Junho 30, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Prova dos Amigos da Montanha é uma das três provas do país a conquistar a distinção

A Quinta & Santos Galo Night Run acontece a 13 de julho e traz para as ruas de Barcelos uma corrida e uma caminhada, onde, aliado à prática desportiva, o mote é a animação e a festa.



Já conquistou a preferência de milhares de pessoas que vivem esta festa do desporto com amizade, convívio, muita alegria e animação. A Ponte Medieval e as ruas de Barcelos são o cenário e ficam iluminadas para a “Noite Mais Luminosa do Ano”.

Em 2018, foram mais de três mil pessoas que se juntaram em Barcelinhos para dar vida e cor à festa da Galo Night Run, uma atividade promovida pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos.

As inscrições são realizadas em www.amigosdamontanha.com ou na sede da associação, em Barcelinhos.

Sê-lo Verde

Este ano a novidade da Galo Night Run é a atribuição do Sê-Lo Verde à prova. O Sê-lo Verde é uma iniciativa do Ministério do Ambiente e da Transição Energética através do Fundo Ambiental, com o objetivo de “incentivar a adoção de boas práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social e económico nos grandes eventos”.

O protocolo do Sê-Lo Verde foi assinado no Porto, no passado dia 27, com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, Matos Fernandes, que enalteceu as soluções apresentadas pelos Amigos da Montanha, nomeadamente, o dorsal de sementes que será usado pelos participantes.

Galo Night Run entre as três provas com Sê-Lo Verde no país

Em 2019 foram aprovados quarenta eventos portugueses de cultura e desporto. Esta é terceira edição do Programa Sê-Lo Verde e, pela primeira vez, apoia provas de atletismo, sendo a Galo Night Run uma das três provas apoiadas em todo o país.

A prova Galo Night Run conseguiu o Sê-Lo Verde a partir dos três objetivos ambientais que estabeleceu para a prova.

O primeiro visa contribuir para a neutralidade carbónica da prova (quando o balanço entre as emissões e as remoções da atmosfera, por exemplo através da floresta, é nulo). Existe libertação de CO2 inerente à realização das provas e, nesse sentido, os Amigos da Montanha, anualmente, realizam uma ação de reflorestação para compensar as suas emissões. Este ano, aliada à reflorestação, a medida de compensação carbónica passará pela sementeira de aproximadamente 4000 dorsais. Com estes dorsais, pretendem também diminuir os resíduos descartáveis inerentes à prova, aumentando o tempo de vida do dorsal, ao mesmo tempo que se atua na sensibilização dos participantes para a importância da preservação da biodiversidade e do meio ambiente. Com a evolução deste programa, procura-se, gradualmente, atingir a neutralidade carbónica dos nossos eventos.

O objetivo dois centra-se na redução do uso de plásticos descartáveis na prova. Este objetivo passa pela redução da utilização de material descartável procurando uma gestão mais eficiente dos recursos e uma redução considerável nos resíduos inerentes à organização e implementação da prova. Um dos principais consumos centra-se na utilização de marcações descartáveis. Os Amigos da Montanha propõem-se reduzir em cerca de 90% a utilização de marcações descartáveis, através de fitas reutilizáveis e de barreiras de sinalização e vedação.

Educar e sensibilizar para a proteção e conservação da natureza, antes, durante e após a prova é o objetivo três apontado para o programa. Ao longo do percurso haverá, assim, espaços expositivos. O porquê e como usar os dorsais com sementes será um dos temas na exposição. “A caminho da Neutralidade Carbónica”. Com o tema “Oceanos de Plástico”, um outro espaço explicará como a redução de plásticos descartáveis contribui para um oceano com mais peixes do que plásticos. E porque a Galo Night Run é uma corrida e caminhada noturnas, as “Criaturas da Noite” vão estar em exposição, sensibilizando para o facto de não haver um planeta B e, como tal, ser fundamental preservar o planeta e a sua biodiversidade.

Os objetivos da Galo Night Run enquadram-se, desta forma, nos objetivos gerais do programa Sê-Lo Verde que passam pelo incentivar a adoção de critérios ambientais que contribuam para uma redução de impactes e promovam o uso eficiente de recursos materiais e energéticos; pelo incentivar a adoção de abordagens inovadoras, como sejam, novas tecnologias, integração de renováveis, fomento à economia colaborativa, conceção ecológica; e contribuir para a educação e sensibilização ambiental dos grupos de interesse envolvidos – promotores, marcas, municípios, espectadores e comércio local adjacente.

Galo Night Run – Luz, Cor e Animação pelas ruas de Barcelos

A Quinta & Santos Galo Night Run tem início pelas 21h30 com uma aula de zumba a servir de aquecimento para a corrida e caminhada. O palco para os instrutores é o Castelo para na ponte e no Largo Guilherme Gomes Fernandes serem seguidos pelos participantes, conferindo, desde logo, um cenário fascinante de luz, cor, muita música, animação e alegria contagiante marcado pelos milhares de velas que embelezam as margens, pelas animações luminosas entre outros motivos de atração.

Depois a festa continua pelas ruas da cidade e pelas margens do Cávado passando o rio na ponte flutuante colocada pelos Amigos da Montanha e que une o areal de Barcelinhos à Frente Ribeirinha.

No percurso estarão instaladas quatro zonas temáticas com produtos regionais para saborear, música e dança para proporcionar o convívio aos participantes que participam, na sua maioria, em grupos de amigos e familiares para viver esta noite de animação.

Apesar do mote ser a festa, a prova de corrida é cronometrada. A caminhada não tem fins competitivos.

Fonte e fotos: AM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima