Gerês Extreme Marathon® está de volta no próximo fim de semana

Novembro 26, 2018 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

É já nos próximos dias 1 e 2 de dezembro de 2018 que a Carlos Sá Nature Events realiza a 5ª edição deste evento de sucesso, com o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro.



Esta prova realiza-se nas estradas de montanha do único Parque Nacional de Portugal – o Parque Nacional Peneda-Gerês – e os seus participantes poderão usufruir de cenários incríveis onde não faltarão a dureza e o desnível característicos das provas organizadas por Carlos Sá, bem como o convívio entre os participantes, a felicidade pelo desafio superado e a já habitual “sopa do pote”, que confortará os Extreme Runners.

No sábado, dia 1 de dezembro, decorre a 2ª edição da Extreme Mile, que terá uma inclinação média de 35% e 525 m D+ em apenas 1 milha.

Será também durante a tarde desse dia que os participantes, mediante inscrição, poderão conhecer algumas das tradições das aldeias da região. Na aldeia comunitária da Ermida, a ATACE – Associação Turística da Aldeia Comunitária da Ermida – leva a cabo um vasto programa de atividades, com início às 15h00, que dará aos visitantes a possibilidade de conhecer as práticas comunitárias ancestrais que são características desta aldeia.

Uma dessas práticas é a “Chegada da rês”, quando o gado caprino regressa à aldeia, depois de ter estado no alto da serra a pastar, guardado, à vez, por um pastor da aldeia. Esta prática é designada de “guardar a vezeira da rês”.

Para além da “Chegada da Rês”, os participantes poderão vivenciar a “Apanha e o Enfarne da Azeitona no Lagar de Azeite Comunitário” e assistir a um “Chamado do Povo”, momento no qual os habitantes se juntam para debater os problemas da aldeia e, juntos, encontrar as soluções necessárias.

Os sabores característicos da gastronomia da região não poderiam faltar, com provas de chá, mel, marmelada e doces durante a tarde e a bôla de carne, bôla de sardinha, broa de milho e a tradicional “sopa do pote” ao jantar.

Para minimizar o impacto ambiental causado com estes eventos, haverá também uma plantação de árvores nesta mesma aldeia.

No domingo, dia 2 de dezembro, decorrem as várias provas competitivas, com distâncias aproximadas de 42 km, 42 km em estafetas, 21 km e 13 km, todas com partida e chegada no centro da Vila do Gerês.

Com cerca de 1500 participantes esperados, de 11 nacionalidades, esta é, sem dúvida, uma ótima oportunidade para dar a conhecer uma das mais belas regiões de Portugal, as suas gentes, os seus costumes e a sua gastronomia, num evento que gradualmente se vai impondo no panorama do atletismo nacional e internacional.

Os recordes da maratona a superar pertencem, no setor masculino, ao búlgaro Mihail Lalev, com a marca 02h48m13s e, no setor feminino, à atleta nacional Fátima Melo, com a marca de 03h20m44s. Mário Elson já anunciou ser este o seu principal objetivo da época: não só, vencer esta fantástica prova, como pulverizar o seu recorde.

Correr no Gerês tem sempre, em qualquer altura do ano, um encanto especial, mas a paleta de cores que pintam o Parque Nacional no fim do outono cria cenários tão deslumbrantes e arrebatadores, que tornarão esta prova tão bela, quanto dura.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Nova “era” Keizer

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 12ª jornada do Campeonato Nacional,

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima