Grupo MIRYAM vence concurso Barcelos Cidade Presépio

Janeiro 10, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura

O Grupo MIRYAM e Catequese – Igreja Matriz é o grande vencedor do concurso “Barcelos Cidade Presépio – Presépios de Rua”, com uma construção de cariz tradicional, construída entre a Igreja Matriz e o Paço dos Condes, que transporta a mensagem originária do presépio para o contexto atual.



A iniciativa “Presépios de Rua”, promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, tem como objetivo, de acordo com o Município, “preservar a cultura de construção artística e popular do presépio na cidade de Barcelos”.

A construção dos presépios coletivos ou de rua teve, este ano, a participação de 13 conjuntos de moradores, associações e instituições, tendo sido instalados em ruas e largos da cidade, numa elaboração conjunta que transporta o espírito de construção familiar para o exterior das casas, numa construção coletiva. A dinâmica participativa demonstra, uma vez mais, a raiz criativa e tradicional das gentes de Barcelos.

A dificuldade em avaliar os presépios prendeu-se com a qualidade e diversidade das composições, saindo vencedoras as que mais respeitaram os critérios da criatividade, originalidade, dimensão, dinamização e recriação do presépio tradicional.

Em nota enviada a este jornal, o Município de Barcelos “agradece a todos os que participaram na Rota dos Presépios de Rua preenchendo com uma mensagem de família os largos e as ruas de Barcelos”.

Fonte e foto: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima