Guarda-Redes barcelense João Costa brilha em Espanha

Março 16, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Guarda-redes menos batido dos campeonatos espanhóis? Ter Stegen (FC Barcelona)? Keylor Navas (Real Madrid)? Oblak (Atlético de Madrid)?! Nada disso…João Costa, português de Barcelos.



João Costa joga no Cartagena, emprestado pelo F. C. Porto até ao final da corrente época, e está a brilhar ao mais alto nível, batendo recordes da segunda divisão “B” e, também, do País de “Nuestros Hermanos”, ultrapassando, em estatísticas, grandes “monstros” das balizas de gigantes europeus como Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Valencia, entre outros.

O guarda-redes barcelense é o menos batido de toda a Espanha, com apenas 9 golos sofridos em 20 partidas e com uma média de golos sofridos de 0,45 por jogo, ultrapassando as médias de Oblak, do Atlético de Madrid (0,65), David Soría, do Getafe (0,86) e, também, Ter Stegen, do Barcelona (0,96).

O jovem guarda-redes tem sido elogiado por grande parte da imprensa desportiva espanhola e, também, alguma nacional. João Costa é internacional pelas seleções jovens; é o jogador português mais novo a ser inscrito na Liga dos Campeões, feito que aconteceu ao serviço do F. C. do Porto, clube que representa desde os 9 anos de idade, vindo do N. D. Andorinhas, de Arcozelo – Barcelos. É o único da sua geração que foi Campeão Nacional em Iniciados, Juvenis, Juniores e Seniores, pela equipa “B” dos Dragões, chegando, inclusivamente, a marcar um golo, feito que correu o mundo, com milhares de visualizações no YouTube. Também fez parte do plantel de Sérgio Conceição, que foi Campeão Nacional na temporada passada, como terceiro na hierarquia dos guarda-redes portistas, saindo a meio da época, vindo representar o Gil Vicente, também por empréstimo dos Portistas. João Costa tem contrato com o F. C. Porto até Junho de 2020.

O Barcelos na Hora entrou em contacto com o barcelense, que referiu estar muito feliz em Espanha e no Cartagena. “Fui muito bem-recebido e sou muito acarinhado pelo clube, pelos adeptos e também adoro a cidade de Cartagena, que é lindíssima”.

Questionado pelo BnH sobre o segredo dos seus êxitos, João respondeu: “trabalho duro, dia após dia, para melhorar e poder dar o melhor de mim à equipa”.

Sobre o futuro, João Costa diz estar tranquilo e que apenas pensa em trabalhar diariamente porque acredita que o melhor ainda está para vir.

Sobre a estadia em Espanha, salientou o grande apoio que tem recebido da família, em especial da namorada, que o acompanhou na aventura por terras espanholas.

João Costa aproveitou o contacto do Barcelos na Hora para enviar um forte abraço a todos os Barcelenses, dizendo que está com muitas saudades da cidade de Barcelos.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima