Hospital de Barcelos confirma existência de casos de sarna mas nega números avançados pelo Porto Canal

Janeiro 11, 2018 Atualidade, Concelho, Mundo

Em comunicado enviado para as redações dos órgãos de comunicação social, o Conselho de Administração do Hospital de Santa Maria Maior, EPE confirma a existência de alguns casos de escabiose (vulgarmente, sarna) mas nega que esses casos ascendam a cem, conforme consta de uma notícia do Porto Canal, que tem sido difundida por outros órgãos de comunicação social.



Leia, na íntegra, o referido comunicado:

«O Conselho de Administração do Hospital Santa Maria Maior dá conhecimento da existência de alguns casos de escabiose (vulgo sarna) que ocorreram no final do mês de dezembro transato. Estes episódios circunscreveram-se ao piso 5, tendo-se efetivamente verificado também sintomas em alguns profissionais que exercem funções no mesmo piso. Não foi, no entanto, detetada qualquer sintomatologia em doentes internados no mesmo piso, pelo que o funcionamento do Serviço é absolutamente normal.

Rejeita-se assim categoricamente a informação sobre a existência de 100 casos de escabiose. Foram sim, durante o final do mês de dezembro, detetados sintomas em alguns profissionais, que de acordo com a estimativa atual e definitiva ascendem a 26. Foi-lhes de imediato proporcionada a realização de uma consulta de dermatologia, tendo sido sugerido o tratamento, o qual deveria ser alargado aos familiares conviventes, por prevenção e independentemente da existência de sintomatologia.

O tratamento em causa já foi iniciado, estando também a ser tomadas as medidas necessárias de controle ambiental.

O Conselho de Administração assegura a normalidade da situação, considerando que o surto que se verificou está já devidamente controlado e os profissionais que referiram sintomatologia estão já a realizar o devido tratamento. Esta situação não afeta de nenhuma forma a qualidade e segurança da realização da atividade assistencial e do trabalho dos profissionais.

O Conselho de Administração do Hospital Santa Maior assegura que se mantêm reunidas as condições para a manutenção da confiança que até à data os utentes têm demonstrado pelos serviços prestados.»

Foto: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima