“I Capítulo de Entronização” da Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos”

Fevereiro 17, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

A Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos” realiza, no próximo dia 19 de fevereiro, o seu “I Capítulo de Entronização”, no Auditório da Câmara Municipal de Barcelos, com início marcado para as 9h30.

O Galo de Barcelos, maior símbolo nacional, vai deixar de ser apenas uma referência no artesanato e “transforma-se em receita gastronómica”. Segundo João Dantas, presidente da confraria, os objetivos fundamentais passam por “incentivar a produção de um tipo de carne de Galo com origem em Barcelos e defender a receita do Galo Assado à moda de Barcelos, bem como certificar os restaurantes que confecionem este prato.”

É o início de um projeto ambicioso que desafia inúmeras instituições e empresas barcelenses a “transformar o maior símbolo nacional numa marca de referência, nacional e internacionalmente, sobretudo a nível gastronómico”, realça João Dantas.

Cerca de 90 Confrades serão entronizados, ou seja, receberão as insígnias da Confraria, prestando um juramento que visa prestigiar, defender e divulgar o “Galo de Barcelos”. Nesta cerimónia serão entronizados como confrades de honra o município de Barcelos, na pessoa do presidente Miguel Costa Gomes e Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) na pessoa Dr. Fernando Bernardo.

Tratando-se da primeira cerimónia de entronização, os confrades fundadores serão apadrinhados pela Confraria do Vinho Verde, do Porto.

 

 

 

Sobre a Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos”

«A Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos” nasceu em julho de 2016, no concelho que lhe dá o nome. Com foco principal na criação e certificação de um tipo de galos com modo de produção em Barcelos, a sua missão passa pela divulgação desse tipo de carne, bem como da sua aplicação à gastronomia – neste caso à receita de Galo de Barcelos Assado. Além disso, a Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos” tem como missão de divulgar o “Galo” na sua vertente artística, sendo o concelho de Barcelos tão bem caracterizado pelo seu artesanato.

confraria-galo-barcelos

A atual Direção, com mandato até 2019, tem também como projeto a criação de uma revista associada à Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos”, onde serão abordados temas relacionados com a gastronomia, nomeadamente da região de Barcelos, e darão a conhecer as referências mais emblemáticas da cidade, sendo então um projeto ímpar na região.

Desde a sua criação, a Confraria “O Galo de Barcelos” tem participado em vários eventos de outras Confrarias, divulgando assim os valores barcelenses, bem como a grandeza do Galo de Barcelos, aplicada às mais variadas áreas.»

Fonte: Confraria Gastronómica “O Galo de Barcelos”.

Imagem: Agenda Cultural da CM de Barcelos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima