Igreja e Convento da Franqueira classificados como monumentos de interesse público

Fevereiro 19, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo


Portaria sublinha conjunto arquitetónico como fator de qualificação da área da Franqueira

Foi publicado hoje, 19 de fevereiro, em Diário da República, a Portaria n.º 152/2019, da Secretaria de Estado da Cultura, a classificação de monumento de interesse público da Igreja e do Convento da Franqueira, nas freguesias de Pereira e Gilmonde, em Barcelos.



A portaria refere que apesar das obras de restauro e de adaptação registadas nas últimas décadas, o espaço conventual “conserva ainda grande valor histórico e arquitetónico, constituindo um bom testemunho da evolução da Ordem Franciscana” em Portugal. Construído no século XVI, o atual edifício foi ampliado e reformulado entre 1678 e 1708, tendo sido restaurado na segunda metade do século XX e, mais tarde, adaptado a turismo de habitação. “A envolvente do conjunto edificado, de grande valor paisagístico, conserva ainda diversas estruturas setecentistas do antigo cenóbio, incluindo a imponente fonte alusiva ao Senhora da Fonte da Vida, diversos traçados e percursos processionais e as sete capelas dos Passos”, sublinha ainda aquela portaria.

O conjunto da Igreja e Convento da Franqueira, a par da Ermida de Nossa Senhora da Franqueira e dos vestígios do antigo Castelo de Faria, erguidos nas imediações, é um evidente fator de qualificação do território”.

São destacados, igualmente, o valor estético, técnico e material da Igreja e do Convento e a sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística. Na antiga igreja conventual, “destaca-se o nártex caraterístico dos templos franciscanos, aberto por arcos redondos e encimados por nichos com esculturas de vulto representando São Francisco e Santo António. O programa barroco do interior denuncia uma campanha decorativa unitária, hoje amputada do retábulo-mor original”.

Em face do cumprimento dos requisitos legais, “são classificados como monumento de interesse público, a Igreja e o Convento da Franqueira, no lugar do Senhor da Fonte da Vida, freguesias de Pereira e Gilmonde, concelho de Barcelos, distrito de Braga”, conclui a referida portaria.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima