IPCA homenageia João Carvalho e Presidente da Câmara marca presença na cerimónia

Junho 6, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo, Política

No passado dia 02 de junho, e num anfiteatro cheio, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) prestou homenagem ao seu ex-presidente João Carvalho, numa cerimónia emotiva que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, vários autarcas, dirigentes de instituições de ensino superior, várias individualidades e muitos amigos que com ele privaram, além de uma mensagem em vídeo do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Para o membro do governo, “são pessoas como João Carvalho que fazem falta no Ensino Superior”, pelo que considerou que se trata de “um exemplo para todos nós e que faz do IPCA um exemplo”. E concluiu: “é com pessoas como João Carvalho que se faz o futuro”.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, classificou João Carvalho como “uma pessoa de excelência”, recordando, designadamente, toda a obra feita no Campus. Elogios que foram partilhados por André Soares, último presidente da Associação Académica do IPCA durante a presidência de João Carvalho.

homenagem-joão-carvalho-IPCA-costa-gomes

Por seu turno, o presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, fez questão de descrever João Carvalho como “um dos nossos maiores” e um homem de uma “seriedade ilimitada, um pensador como poucos, que valoriza muito a ética, e um excelente profissional”.

Já o atual presidente interino do IPCA, Agostinho Silva, anunciou a decisão do Conselho de Gestão em atribuir o nome de João Carvalho à avenida principal do Campus do IPCA. Sublinhando as qualidades humanas do ex-presidente, enalteceu “o legado que nos deixa”, pedindo-lhe ainda mais. “Mais visitas à instituição, mais apoio, como um pai que olha por um filho”, disse.




Face à homenagem e perante todos os elogios que lhe foram dirigidos, João Carvalho dirigiu-se ao auditório, totalmente repleto, começando por confessar não ter palavras para descrever o que sentia. ” É uma homenagem não merecida. Apenas cumpri a minha obrigação. Seria mais justo uma homenagem ao IPCA, aos seus professores, funcionários, estudantes. É a eles que se deve o que é hoje o IPCA”.

Falando do passado, presente e futuro do IPCA, João Carvalho recordou vários episódios do seu longo trajeto enquanto dirigente, nomeadamente aqueles que colocaram em risco a própria instituição. E partilhou com todo o auditório os momentos difíceis, relacionados com os problemas de saúde que o motivaram a renunciar ao cargo.

“Aqui estou mais calmo, mais magro, eventualmente mais triste, a reaprender a sorrir, a adaptar-me a uma nova forma de vida, mas naturalmente que vou utilizar o lema do IPCA nos seus anos de crise: insistir, persistir e não desistir”, disse.

A sessão contou, ainda, com dois momentos musicais a cargo do Grupo de Fados do IPCA e, no final, do músico Rui Paulino David, que interpretou alguns dos temas preferidos de João Carvalho. A cerimónia ficou igualmente marcada pela apresentação do retrato oficial do ex-presidente do IPCA, da autoria da pintora Filipa Godinho, e pelo lançamento de um livro com fotografias e alguns dos discursos de João Carvalho durante os anos em que dirigiu a instituição.




Fontes e imagens: Município de Barcelos e IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima