IPCA inicia construção do Mechatronics Factory Lab

Abril 24, 2018 Atualidade, Concelho, Educação, Mundo

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai construir o Mechatronics Factory Lab (M.Factory Lab), um laboratório industrial que proporcionará as melhores condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica e gestão industrial.



O edifício vai ser construído no Campus do IPCA, em Barcelos, com preocupações ambientais, nomeadamente, integrando materiais que contribuam para uma maior eficiência energética, dando especial atenção aos sistemas de climatização e iluminação.

O M-Factory Lab terá uma área total de 644 metros quadrados e terá dois pisos: o piso térreo, destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar, dedicado ao ensino teórico-prático com salas de aula devidamente equipadas.

É ainda propósito do IPCA criar no M-Factory Lab uma sala de conceção e desenvolvimento destinada a, entre outros, alojar estudantes que pretendam realizar o seu estágio curricular, inserido em programas que o IPCA desenvolve com empresas protocoladas.

Na assinatura do contrato com a Costeira Engenharia e Construção SA, empresa vencedora do concurso público, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostrou-se bastante satisfeita com a construção do M-Factory Lab: “Esta é a minha primeira obra enquanto Presidente do IPCA. Já inaugurei algumas obras que vieram do mandato do Professor João Carvalho. Vou acompanhar o processo continuamente e garantir que será uma obra bem-sucedida pois ela vem colmatar uma falha importante nas infraestruturas de ensino e investigação aplicada“

O Administrador da Costeira Engenharia e Construção SA, Domingos Vieira, mostrou-se confiante com este projeto: “É mais um projeto que fazemos no IPCA. Felizmente ganhámos o concurso público e vamos conduzir este edifício que marcará a diferença na história do IPCA”.

Esta será uma empreitada com um valor total de cerca de 800 mil euros, cujos trabalhos iniciar-se-ão em breve no Campus do IPCA, em Barcelos, e estima-se que fique concluída até ao final deste ano.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima