IPCA inicia construção do Mechatronics Factory Lab

Abril 24, 2018 Atualidade, Concelho, Educação, Mundo

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai construir o Mechatronics Factory Lab (M.Factory Lab), um laboratório industrial que proporcionará as melhores condições para a formação em contexto prático, nas áreas da mecatrónica, mecânica, robótica e gestão industrial.



O edifício vai ser construído no Campus do IPCA, em Barcelos, com preocupações ambientais, nomeadamente, integrando materiais que contribuam para uma maior eficiência energética, dando especial atenção aos sistemas de climatização e iluminação.

O M-Factory Lab terá uma área total de 644 metros quadrados e terá dois pisos: o piso térreo, destinado a oficinas de trabalho, apoiadas por balneários, e o primeiro andar, dedicado ao ensino teórico-prático com salas de aula devidamente equipadas.

É ainda propósito do IPCA criar no M-Factory Lab uma sala de conceção e desenvolvimento destinada a, entre outros, alojar estudantes que pretendam realizar o seu estágio curricular, inserido em programas que o IPCA desenvolve com empresas protocoladas.

Na assinatura do contrato com a Costeira Engenharia e Construção SA, empresa vencedora do concurso público, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, mostrou-se bastante satisfeita com a construção do M-Factory Lab: “Esta é a minha primeira obra enquanto Presidente do IPCA. Já inaugurei algumas obras que vieram do mandato do Professor João Carvalho. Vou acompanhar o processo continuamente e garantir que será uma obra bem-sucedida pois ela vem colmatar uma falha importante nas infraestruturas de ensino e investigação aplicada“

O Administrador da Costeira Engenharia e Construção SA, Domingos Vieira, mostrou-se confiante com este projeto: “É mais um projeto que fazemos no IPCA. Felizmente ganhámos o concurso público e vamos conduzir este edifício que marcará a diferença na história do IPCA”.

Esta será uma empreitada com um valor total de cerca de 800 mil euros, cujos trabalhos iniciar-se-ão em breve no Campus do IPCA, em Barcelos, e estima-se que fique concluída até ao final deste ano.

Fonte e fotos: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Santa Maria FC já joga

Iniciaram os jogos do futebol distrital, organizados pela Associação de Futebol de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima