IPCA organiza “DIA D – Conversas sobre Design”

Dezembro 7, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

A Escola Superior de Design (ESD) do IPCA leva a cabo mais um “DIA D – Conversas sobre Design”, que visa, na sua 10ª edição, “inspirar os alunos com uma lufada de ar fresco” trazida nas diferentes perspetivas dos designers convidados. O evento realiza-se no próximo dia 11 de dezembro, no Auditório Eng.º António Tavares, no Campus do IPCA.



Segundo a organização, este ano “pretende-se apresentar o Design como uma atividade transversal, transformadora e interventiva, que inspire os alunos a ‘saírem da caixa’ ou a ‘transformarem a caixa’”. Exemplo disso é o projeto apresentado pela ex-aluna Rosana Sousa, que investiu na oportunidade que surge no Curso, e em 2017, ganhou o 1.º prémio de melhor projeto de Design Industrial da MOVECHO.

Os quatro designers convidados darão um contributo para a ideia de que é importante ser ousado e acreditar nas convicções pessoais, demonstrando como cada um encara a sua responsabilidade para ultrapassar alguns limites. O Designer João Azevedo atreve-se a calçar a AMBITIOUS shoes de Guimarães, nos pés das mais prestigiadas feiras do mundo e a ambição da marca torna-se numa realidade.

Para estes convidados, o design tem sido um meio para concretizar as suas visões. A paixão com que se dedicam aos seus projetos, funciona como um combustível maravilhoso. Quer o projeto CHICAS PODEROSAS, da designer Mariana Santos, quer o projeto A AVÓ VEIO TRABALHAR, da designer Susana António, parecem uma extensão desse mesmo sentido disruptivo, de querer agitar a ordem social instalada nos seus vícios, apresentando alternativas.

Estes designers, em vez de “darem o peixe”, acreditam que “ensinar a pescar” é uma forma eficiente para se obterem resultados eficazes. Através do talento, fazem convergir a escala global com a sua realidade local. É este o tema geral proposto para esta 10ª edição — “Pensar global, agir local”.

Neste “Dia D”, o design não será, somente, apresentado no resultado final, mas a operar, sobretudo, ao nível do processo. Os projetos apresentados inserem-se nas preocupações e desafios das mais recentes linhas de pensamento em design.

O IPCA, sendo uma instituição de ensino superior público politécnico com licenciaturas, mestrados e cursos TeSP na área do design, assume, através da ESD, um papel relevante na promoção e divulgação da cultura do design, nas suas variadas áreas de especialização, apresentando uma visão alargada daquilo que são as possibilidades dele, a sua ligação ao mercado profissional e o impacto que ele pode ter no desenvolvimento e formação dos seus estudantes.

Fonte e imagem: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Imagina

Imagina, O dia sem sol A noite sem lua O querer sem
Ir Para Cima