IPCA organiza Semana do Voluntário

Maio 25, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) realiza, de 25 de maio a 1 de junho, a Semana do Voluntariado onde estão previstas iniciativas que visam a aquisição de uma maior consciência social e a sensibilização para práticas de cidadania ativa e voluntariado.



A semana começa nos dias 25 e 26 de maio com a colaboração dos seus estudantes na Campanha Nacional de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, no Hipermercado Continente de Barcelos.

De 27 a 31 de maio, estarão patentes, no corredor do Edifício G (ESG), a exposição “Eu sou de GAT e sou VOLUNTÁRIO! E tu?! Junta-te a NÓS!”, no âmbito de projetos de voluntariado desenvolvidos pelos estudantes do 3º ano da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas no âmbito da UC Gestão das Instituições Sociais e Culturais, e a exposição de fotografias “Olhar, sentir e agir”, que reúne um conjunto de fotografias tiradas em contextos mais desfavorecidos.

Ainda a 27 de maio, o IPCA acolhe uma Mostra de Entidades Promotoras de Voluntariado em Barcelos, uma organização do Banco Local de Voluntariado de Barcelos, que visa dar a conhecer instituições deste concelho que recebem voluntários.

Para terminar este dia, haverá o habitual Sarau Cultural “Solidários vamos ser, para a Rosita feliz crescer!”. Este ano, o Sarau decorre no IPCA, no Auditório do Edifício J – Auditório Eng. António Tavares. A entrada neste evento tem o custo de 2,50€ e todas as receitas de bilheteira revertem a favor do apadrinhamento de uma criança dos Padrinhos D’África (APD), a Rosita, uma criança órfã de Moçambique. Este evento é uma organização dos estudantes do 3º ano da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas.

No dia 28 de maio, decorre no Edifício S (SAS), uma Recolha de Sangue e Medula Óssea, um contributo do IPCA para o aumento das reservas de sangue nos hospitais portugueses.

O dia 29 fica marcado pela Tertúlia “Voluntariado Internacional”, dinamizada por Miguel Novais (da SOPRO), representantes do Serviço de Voluntariado Europeu e Karol Brozek e Antonio Perri, voluntários internacionais que estão a intervir em Barcelos. A tertúlia decorre no Auditório 2 do Edifício G (ESG), pretendendo-se, através de uma conversa informal e interativa, a partilha de experiências e apresentação de apoios para o voluntariado internacional.

A Semana da Voluntariado termina com a Caminhada Solidária. O valor da inscrição de 5,00€ reverte a favor do Fundo de Emergência do IPCA. O percurso vai da Póvoa do Varzim a Esposende, pela costa (12,6km), e a concentração é no Campus do IPCA.

Esta Semana de Voluntariado do IPCA é uma organização dos Serviços de Ação Social e conta com o apoio do Santander Universidades.

Fonte e imagem: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima