IPCA presente na Volta ao Conhecimento e no programa “Há Volta” da RTP

Agosto 3, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto, Educação, Mundo

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) marca presença na Volta ao Conhecimento, onde irá participar no programa “Há Volta”, da RTP1, no dia 10 de agosto, na Avenida Central de Braga, na 8ª Etapa da Volta a Portugal.



Porque a volta se faz de cientistas, o IPCA marcará presença neste programa com a apresentação um projeto de investigação de caráter inovador e com impacto na região e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ricardo Simões, professor do IPCA e investigador responsável por diversos projetos de ID&i, irá apresentar o projeto “ACTIVEREST – Resguardo de colchão têxtil ativo e inteligente para a prevenção de úlceras de pressão”, um projeto de investigação, desenvolvimento e inovação que pretende desenvolver novas soluções de têxteis técnicos para minimizar e, se possível, evitar o aparecimento de úlceras de pressão em acamados de longa duração. Estas soluções poderão ter enorme impacto na qualidade de vida, quer da população sénior, quer dos que necessitam de cuidados de saúde com internamento. O projeto é financiado pelo PT 2020, e desenvolvido em copromoção com entidades do sistema empresarial.

A apresentação do projeto decorrerá em direto no programa “Há Volta”, transmitido na RTP1, que acompanha a Volta a Portugal em Bicicleta.

Para além da apresentação de um projeto concreto de ID&i, o IPCA estará ainda presente em stand, juntamente com outras instituições, na promoção da oferta formativa, científica e de investigação.

A Volta ao Conhecimento é uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em colaboração com a Volta a Portugal Santander e a RTP – Rádio e Televisão de Portugal, integrada na 80.ª edição da Volta que decorre de 1 a 12 de agosto.

Com esta iniciativa pretende-se que a ciência esteja presente ao longo do percurso das etapas, valorizando as regiões como contextos de conhecimento, aproximando comunidades e criando ambientes propícios à inovação social, científica, económica e cultural.

Para conhecer melhor a iniciativa e projetos, pode aceder automaticamente à página online, clicando no link que se segue:

http://www.voltaaoconhecimento.pt/blog/author/Instituto-Polit%C3%A9cnico-do-C%C3%A1vado-e-do-Ave .

Foto: IPCA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima