Joaquim Sousa com novo projeto de implementação da Orientação em Barcelos

Fevereiro 11, 2019 Atualidade, Concelho, Desporto, Mundo

Encontrar o campeoníssimo de Orientação, Joaquim Sousa, pelas ruas de Barcelos não será alvo de destaque, não fosse ele barcelense de Galegos Santa Maria. Mas encontrá-lo equipado a rigor, pelo menos da cintura para cima, à entrada de uma escola, já é de ficar desconfiado de que algo se passa. E passa mesmo.



Ao portão da Escola Secundária Alcaides de Faria, na passada quarta-feira, encontrámos este atleta, que nos convidou a participar na sua ação com professores de Educação Física do Agrupamento em questão.

No entanto, ainda antes, Joaquim Sousa acedeu a falar-nos sobre este seu novo projeto de implementação da modalidade de Orientação no concelho, escolas e instituições de Barcelos.

O projeto aborda a Orientação Pedestre (Orientação Pura, em Floresta, Cidades, Escolas, Jardins, Parques, entre outros), a Adaptada (com “Percurso do Figurado”, destinado a pessoas com deficiência intelectual, assim como a idosos e crianças), e a de Precisão (com o Trail “O”, destinado a pessoas com mobilidade reduzida e para pessoas com conhecimento da modalidade).

A Pedestre é divulgada em escolas, associações, clube, juntas de freguesia, instituições, centros de dia, centros sociais, universidades seniores, entre outros. A Adaptada em instituições, escolas, centros de dia, lares de 3ª idade, creches, ATL, centros sociais, juntas de freguesias, entre outros. Já a de Precisão será em instituições, escolas, centros de dia, lares de 3ª idade, universidade sénior, mas igualmente a pessoas com mobilidade reduzida, entre outras.

A ideia deste projeto partiu da Vereadora Armandina Saleiro, datada já de 2016, que convidou Joaquim Sousa a tentar implementar o projeto. Projeto que conta com o “apoio total da Câmara Municipal de Barcelos”, conforme referiu o atleta.

O objetivo principal “é a implementação do desporto de orientação em todo o município de Barcelos. Só que como há várias vertentes da modalidade, está-se a implementar todas, com principal incidência na Orientação Pedestre nas escolas e a Adaptada nas instituições, uma vez que esta versão é para pessoas com deficiência intelectual”, continuou.

Outro objetivo “passa por criar campeonatos locais das duas vertentes da modalidade e mais uma alternativa de lazer para as pessoas com deficiência intelectual”, concluiu.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima