José Maria Fonte: “Que o concelho não pare de crescer e olhem mais para a juventude”

Setembro 23, 2017 Atualidade, Concelho, Entrevistas, Política

Na senda de entrevistas a Presidentes de Junta que, por imposição da lei, não se podem recandidatar após três mandatos consecutivos, o Barcelos na Hora contactou José Maria Fonte, um histórico militante PSD, autarca desde o 25 de abril de 1974, que acedeu responder a algumas perguntas, por escrito, sobre o seu trajeto e futuro, deixando, pelo meio, alguns conselhos.



José Maria Fonte, empresário do ramo têxtil, de 74 anos, tem, como referido anteriormente, uma longa experiência enquanto autarca na Freguesia de Carvalhas. Após o 25 de abril de 1974, ocupou o cargo de Secretário da Junta, então presidida por Bernardino de Oliveira Pereira, entretanto falecido. Ocupou esse cargo até 2005, ano em que José Maria Fonte encabeça a candidatura à Junta de Freguesia, substituindo aquele que foi até aí o único Presidente de Junta que Carvalhas conheceu. Venceu as eleições e tem vindo a manter-se no cargo, sendo reeleito nas eleições autárquicas que se sucederam. Por limitação de mandatos, nas deste ano já não pode encabeçar uma candidatura à Junta mas, mesmo assim, integra uma lista.

1 – Fazendo um exercício de memória, consegue dizer-nos o que o levou a candidatar-se pela primeira vez? E o que sentiu ao saber que tinha conquistado a Junta?

O que me levou a candidatar à Junta de Freguesia de Carvalhas foi o facto de o anterior Presidente de Junta, Bernardino de Oliveira Pereira, ter atingido o limite de mandatos. Como eu era, nessa altura, o Secretário, assumi ser candidato. Quando soube que tínhamos ganho as eleições, foi, para mim, uma grande satisfação, pelo facto de poder dar continuidade ao projeto do meu antecessor.

2 – Ao longo dos seus mandatos teve, certamente, momentos altos e momentos baixos. Consegue nomear qual o mais alto e qual o mais baixo?

Para mim, os momentos mais altos dos meus mandatos foram conseguir fazer o alargamento da estrada municipal 306-1 e a ampliação e vedação do campo de futebol. Já o momento mais baixo, por outro lado, foi o de não ter conseguido implantar bancadas nesse mesmo campo de futebol.

“Tudo o que consegui fazer é, para mim, um grande orgulho” (José Maria Fonte)

3 – Se pudesse voltar atrás, mudaria alguma coisa do que fez?

Se pudesse voltar atrás não mudaria nada. Acho que tudo o que consegui fazer é, para mim, um grande orgulho.

4 – Dada a sua enorme experiência, quer de vida, quer política, que conselhos pode deixar para aqueles que estão a começar agora o seu trajeto político?

Os conselhos que posso deixar àqueles que agora vão começar a sua vida política e pública é que façam mais do que aquilo que eu consegui fazer, no que a Carvalhas diz respeito. Já em relação ao concelho de Barcelos, aquilo que lhes peço é que façam com que o concelho não pare de crescer e olhem mais para a juventude.

“Que a freguesia consiga desenvolver-se ainda mais” (José Maria Fonte)

5 – Agora que sai, o que espera para o futuro de Carvalhas?

Espero que a freguesia consiga desenvolver-se ainda mais do que no tempo em que eu estive à frente da Junta de Freguesia.

6 – Por fim, e pedimos desculpa pelo teor mais pessoal desta última pergunta, mas … e agora? Vai continuar na “vida política”? Ou vai deixá-la?

Sim, vou continuar na vida política. Aliás, até porque faço parte de uma lista candidata à Junta de Freguesia de Carvalhas nas próximas eleições autárquicas.

Termina, assim, a entrevista a José Maria Fonte, histórico autarca de Carvalhas, que após 1 de outubro próximo deixará o seu cargo de Presidente da Junta de Freguesia, por limitação de mandatos. A ele, o Barcelos na Hora deixa um enorme agradecimento pela simpatia e por ter aceite responder, por escrito, a todas as nossas questões.

1 Comment

  1. Uma Boa noite, falo do Brasil e queria saber se tem alguma forma de entrar em contato com José Maria Fonte pois o mesmo é tio do meu pai, e queríamos entrar em contato com ele, estou a tempos procurando pistas sobre nossos parentes em Portugal.

    Se puderem me retornar agradeço.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima