Jovens criam mural “Saudavelmente” para assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental

Outubro 4, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação

A Casa de Saúde S. João de Deus, Barcelos, inaugura, no próximo dia 10 de outubro, pelas 15h00, o mural “Saudavelmente”.



Esta é uma iniciativa criada em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) – alunos do mestrado de Ilustração e Animação da Escola Superior de Design (ESD), e com a Escola Profissional ACIB – alunos do ensino secundário, que juntos deram corpo e forma ao projeto.

O mural pretende assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, que este ano tem por tema a depressão. A Casa de Saúde deseja, com esta iniciativa, “estimular os jovens a refletirem sobre o que pode contribuir para o seu bem-estar e saúde mental, encorajando-os a, sempre que entenderem necessário, pedir ajuda. Entendemos que o recurso a este tipo de arte permite também aproximar os mais novos e reduzir o estigma associado a esta problemática”, considerou a diretora da Casa, Isabel Bragança.

Na obra, um mural de 11 metros de comprimento por 4 metros de altura, estão representadas cinco das boas práticas de uma saúde mental sã, sendo elas: estar com a família, praticar desporto, falar com os amigos, fazer o que se gosta e sentir-se realizado. Estes foram os cinco elementos dados para reflexão, pelos profissionais da Casa de Saúde S. João de Deus, durante um workshop desenvolvido com os alunos da ACIB, tendo estes após este encontro desenvolvidos vários desenhos onde representaram a sua visão sobre o tema.

Coube, depois, aos alunos do IPCA reunir todas as peças criadas e elaborar uma ilustração final. O desenho está a ser pintado e será inaugurado, simbolicamente, a 10 de outubro.

 

Fonte e fotos: ISJD.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima