KERIGMA dinamiza “Our Digi Space” para promover literacia digital

Outubro 24, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

“Estamos preparados para as exigências do mundo digital de hoje?”

Respondendo à questão, talvez possamos dizer que alguns de nós sim, alguns de nós talvez, mas outros nem tanto.



Adultos expostos à exclusão social e adultos com um baixo nível de competências dificilmente terão a mesma disponibilidade e facilidade em adaptar-se às exigências do mundo atual. Foi por esse fator que surgiu o “Our Digi Space”, um projeto financiado pela Comissão Europeia e promovido pelo programa Erasmus+ (ação-chave 2) cujo intuito passa pela melhoria da qualidade de vida destes adultos através da promoção da literacia digital.

Todavia, o projeto tem um alcance que extravasa para o campo da formação profissional. Ou seja, por um lado, adultos com limitações económicas, sociais e/ou de aprendizagem têm a oportunidade de desenvolver competências que os podem ajudar na execução de tarefas quotidianas como o uso de máquinas de multibanco, o uso do e-mail e outras tantas tarefas similares que, muitas vezes, são um desafio diário.

Por outro lado, educadores de adultos podem alargar o seu domínio de conhecimento e passarem a integrar práticas de e-learning e de gamificação [do inglês, gamification] nos seus métodos de ensino. É, portanto, um projeto cujo impacto é benéfico para dois grupos que frequentemente se interrelacionam.

Desta forma, o KERIGMA – Instituto de Inovação e Desenvolvimento Social de Barcelos, em conjunto com outras entidades europeias (Turquia, Grécia e Lituânia), levará a cabo vários workshops com adultos e educadores de adultos durante os meses de outubro, novembro e dezembro de modo a identificar as verdadeiras dificuldades de esse público-alvo e, assim, moldar o “Our Digi Space” às suas realidades.

Convém explicar o que se quer dizer por “e-learning” e “gamificação”.  O primeiro conceito traduz-se pela utilização de uma plataforma interativa online e uma app como veículos educacionais, enquanto o segundo conceito relaciona-se com o aspeto lúdico que se pretende imprimir ao “Our Digi Space”.

Fotos: KERIGMA.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima