Luísa Tender orienta Master Classe de piano no Conservatório de Música de Barcelos

Abril 7, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura

Nos passados dias 4 e 5 de abril, o Conservatório de Música de Barcelos recebeu a pianista Luísa Tender, que orientou uma master classe, organizada pelo Departamento de Teclas. Dezoito alunos tiveram a oportunidade de contactar com a conceituada pianista e desfrutar dos seus ensinamentos.

As Master Classes permitem aos alunos contactarem com profissionais de elevada craveira, aperfeiçoarem a sua prática musical e refletirem sobre a mesma.




Luísa Tender iniciou os seus estudos musicais, no Porto, com Anne-Marie Mennet, Pedro Burmester e Helena Sá e Costa. Entre 1997 e 2000, estudou com Vitalij Margulis em Los Angeles. Continuou os seus estudos com Irina Zariskaya, no Royal College of Music em Londres, onde obteve o grau de Master of Music em Performance Studies. Posteriormente, obteve o Diplôme Supérieur d’Exécution na École Normale de Musique de Paris. Em 2011, obteve, em Portugal, o Título de Especialista em Performance de Piano.

Foi, durante dois anos letivos, professora convidada de Piano e Música de Câmara na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto. Atualmente, é Professora-Adjunta na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, onde leciona as disciplinas de Piano e Música de Câmara e é responsável pela disciplina de Análise Musical. Nesta instituição é, igualmente, docente e membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Música.

O seu primeiro CD (Bach and Forward), gravado em 2008 nos Royal College of Music Studios, foi uma das escolhas do mês do Abril de 2009 da prestigiada revista britânica Classical Music. O seu segundo trabalho discográfico, um CD duplo com obras portuguesas para violoncelo e piano, foi publicado pela editora alemã Dreyer & Gaido (Berlim) e recebeu os melhores elogios da crítica (Fanfare, Strings Magazine, Das Orchester). Prepara, atualmente, um CD com obras do compositor português João Domingos Bomtempo, com a chancela da editora Naxos.

002

Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Royal College of Music. É, atualmente, doutoranda em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro do CESEM/Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa. Realiza, regularmente, concertos e recitais em Portugal e no estrangeiro.

Fonte e imagens: CMB.




Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima