Lukas Cardoso expõe as “Emoções de um Boneco” na Sala Gótica da Câmara Municipal de Barcelos

Fevereiro 9, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura

Entre 10 de fevereiro e 11 de março, a Sala Gótica da Câmara Municipal de Barcelos é palco para a exposição “As Emoções de um Boneco”, de Lukas Cardoso (Lukas fantoches & marionetas).



Luís António Carvalho Cardoso, nascido em Barcelos em agosto de 1978, é um artesão e autodidata na arte e ofícios da construção de fantoches e marionetas. Cedo mostrou as suas aptidões para o desenho, teatro e construções manuais, tendo frequentado o curso de Desenhador Projetista e participado em formações na área do teatro.

Em 2009 começa a dedicar-se à construção de fantoches e marionetas, vindo a desenvolver, desde então, um percurso com base na experimentação e domínio das técnicas de construção.

Gosta que criar modelos para manipulação, inspirados nos temas do mundo real e imaginário, desde meninos fantasiados, palhaços, animais, monstros, personagens inspirados nas figuras típicas do nosso país, assim como, na execução de caricaturas de pessoas.

Em 2012 participa na feira do festival “Mar-Marionetas 2012_Espinho”, juntamente com artesãos da especialidade com resultados muito positivos. No ano seguinte forma uma unidade produtiva artesanal e, desde então, tem participado e sido reconhecido em feiras de artesanato de todo o país.

Em 2015 vence o “Prémio Inovação”, da prestigiada Feira de Artesanato de Barcelos, e expande o seu projeto através da realização de workshops em escolas, bibliotecas, construção de fantoches para empresas de animação, bem como, a criação de mascotes à escala humana para os mais diversos eventos, associações e outros.

Fonte e imagem: AB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima