Manuel Heitor marca presença nas celebrações dos 24 anos do IPCA

Dezembro 20, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebrou, no dia 19 de dezembro, o seu 24º aniversário. O dia ficou marcado pela inauguração do novo edifício da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, na presença do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.



Depois de um desfile de drones, que guiou a plateia numa viagem aos 10 anos de Campus, o Ministro destacou a importância da passagem do IPCA a Fundação Pública, sendo que o novo regime jurídico do Politécnico facilita o crescimento da instituição e implica mais responsabilidade. “O regime fundacional no sistema politécnico é inaugurado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave; é um símbolo da capacidade de crescimento e afirmação do Instituto, que já é uma referência nacional e internacional”, referiu Manuel Heitor.

Durante a sessão solene, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, garantiu o apoio na criação de uma residência estudantil para os estudantes do IPCA, um projeto há muito reivindicado pela comunidade IPCA. O Presidente assegurou ainda, durante a sua intervenção, que o Município vai assumir o custo das novas instalações da Escola Superior de Design do IPCA, no centro de Barcelos, cuja inauguração se espera para o mais breve possível.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, anunciou que a instituição vai continuar, no próximo ano, a investir no crescimento do Campus, na conclusão do edifício Factory Lab (oficinas para a megatrónica, robótica e eletrónica) e que as obras se vão estender a equipamentos desportivos, de restauração e bares.

Durante a sessão solene foram ainda distinguidos e atribuídos prémios de mérito aos estudantes do IPCA como forma de incentivar e estimular o bom desempenho académico, com o contributo do Banco Santander Universidades e um conjunto de empresas e entidades da região. Foi entregue, igualmente, o Prémio Valor IPCA/Santander Universidades a Maria Idalina Caldas e a Susana Marinho e Sousa pelo envolvimento das mesmas em projetos humanos e solidários, através de práticas de cidadania ativa e de voluntariado.

As festividades do Dia do IPCA iniciaram-se na terça-feira, dia 18, com a realização do I Sarau Cultural, dinamizado pelos estudantes do IPCA, sendo que no auditório estiveram presentes mais de 130 seniores de várias associações de Barcelos. Com esta iniciativa de cariz cultural e artístico, o IPCA pretendeu “promover a ligação da comunidade estudantil do IPCA com a comunidade sénior da região, numa abordagem de responsabilidade social, dando também a oportunidade aos estudantes que apresentaram os seus talentos e capacidade artística”, refere em nota.

Fotos: DR.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Surpresa em Vila Cova

Mais um fim de semana, mais uma jornada dos campeonatos da Associação

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima