“Mãos à Obra” no dia 22 de setembro em Barcelos

Setembro 13, 2019 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

No próximo dia 22 de setembro, pelas 10h00, realiza-se uma ação de limpeza que terá lugar nos Montes do Facho e da Franqueira.



E o que é o “Mãos à Obra”? Este é um projeto iniciado “na esperança” de ajudarem “a mitigar os efeitos nefastos que a poluição tem para o ambiente”.

Esta iniciativa foi criada por uma jovem estudante, originária da Figueira da Foz, que conta com mais de 62.000 seguidores na rede social Twitter.

O principal objetivo é “conseguir limpar o máximo de ruas das cidades em que moramos, as praias e as matas/serras do nosso país, que são constantemente fustigadas com toneladas de lixo, sendo exemplo disso a quantidade de plásticos e vidros que diariamente perturbam a flora e o ecossistema do nosso meio ambiente”, refere ao Barcelos na Hora um representante do projeto.

No passado dia 1 de agosto divulgaram o projeto e os objetivos a que se propõem. Encetaram, de imediato, contactos com mais jovens de várias zonas do país e, em poucos dias, conseguiram juntar, no mesmo propósito, milhares de pessoas – cerca de 12 mil a nível nacional – interessadas em cooperar com o projeto.

Neste momento, já têm constituídos mais de 100 grupos de trabalho, estrategicamente dispersos e organizados, cada um com um representante, por diversas zonas do país, para além de Barcelos. A saber:

Abrantes, Açores (Madalena do Pico), Alentejo Litoral, Almada, Amarante, Arcozelo, Arganil, Arruda dos Vinhos, Aveiro, Barreiro, Beja, Braga, Caldas da Rainha, Castelo Branco, Castro Verde, Chaves, Coimbra, Covilhã, Entroncamento, Espinho, Esposende, Évora, Famalicão, Faro/Olhão, Felgueiras, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Guimarães, Ilha da Madeira, Lagoa – Algarve, Leiria, Lisboa (subdivida em 6 zonas), Loulé, Malveira –  Venda do Pinheiro, Malveira, Marco de Canaveses, Moita, Montemor-o-Novo, Montemor-o-Velho, Montijo, Odivelas, Oliveira de Azeméis, Ourém, Paços de Ferreira, Peniche, Portimão, Porto, Póvoa de Varzim, Quarteira, Santarém, Seixal, Setúbal, Sousel, Tábua, Tavira, Tomar, Torres Vedras, Viana do Alentejo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real St. António, Vila Real, Vila Verde, Viseu, entre outros.

Para se inscrever nesta iniciativa em Barcelos, e porque a organização irá ter seguro, basta clicar no seguinte link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHPg_Ic7LNGISjoBzNmrXt9dilsa2tEbitAjEkdc_re5LqEQ/viewform?usp=sf_link

Imagens: MàO (a imagem de destaque foi alterada).

[Ndr: notícia atualizada a 15.09.2019, pelas 20h50]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima