Mariana Machado Ballester recebe tarefa de presidir ao Rotary Club de Barcelos

Julho 5, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

Realizou-se na passada terça-feira, dia 03 de junho, a “Transmissão de Tarefas” do Rotary Club de Barcelos, com Marcelino Coelho Mota a transmitir à sua sucessora, Mariana Machado Ballester, o cargo de Presidente do Club barcelense.



A cerimónia teve lugar no Hotel Restaurante Bagoeira, em Barcelos, e contou com a presença de rotários barcelenses, de representantes de várias entidades, entre as quais, o Barcelos na Hora, representado pelo seu diretor Pedro Sousa, assim como, igualmente, com a presença de vários convidados de outros Clubes rotários portugueses, desde Vila Verde a Viseu, passando por Póvoa de Varzim, Vizela, Caminha, Guimarães – Club Padrinho –, Ponte da Barca – um dos Clubes Afilhados –, entre muitos outros.

No seu discurso, o agora Past President Marcelino Coelho Mota começou por elencar algumas atividades e projetos levados a cabo pelo Rotary Club de Barcelos ao longo da sua presidência, dando enfoque aos de cariz humanitário. Continuou referindo que “fizemos a diferença quando levámos o Rotary a duas empresas do nosso concelho – a Kristaltek e a Sonix – explicando o que fazemos, o que somos e aquilo que podemos fazer em conjunto no futuro. Ao longo do ano, efetuámos, também, bastantes palestras com especialistas, com ênfase para projetos humanitários, desde angariação de fundos, inovação, projetos de desenvolvimento, em saúde, com o apoio, também, – fizemos aqui – da associação FIBRO, a falar sobre a fibromialgia. E sempre relembrar que fizemos com casa cheia, com muita gente”.

Mencionou, igualmente, a receção de rotários de outros clubes, nomeadamente, de países como França, Brasil, Espanha, Estados Unidos da América e “onde iremos continuar com estas parcerias”. Informou que formaram um grupo de trabalho, em conjunto com o Club Padrinho e com os Clubes Afilhados; que retomaram o encontro de Clubes com as terças-feiras, “com o intuito de fazer, também, um projeto que a nossa Presidente entrante vai dar continuidade”.

As comemorações dos 50 anos do Rotary de Barcelos também não ficaram esquecidas no seu discurso, “onde o auge foi o nosso jantar festivo”, que incluiu a apresentação ao público da curta-metragem “A Lenda do Galo”, com “ilustres convidados e, mais uma vez, com sala cheia”. Referiu-se, igualmente, ao momento musical que tiveram no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos, com a ajuda da Escola de Música; à apresentação do livro, “onde estão as memórias dos nossos 50 anos, dando mais ênfase a estes últimos 25”; e à medalha comemorativa. Abordou, de igual modo, início da edificação do monumento do Rotary aqui em Barcelos.

O Past President continuou, salientando que com os projetos do Rotary de Barcelos, conseguiram divulgar as suas causas, a sua imagem pelas rádios, jornais, revistas, televisões, “sabendo que uma imagem positiva ajuda-nos a encontrar parceiros para os nossos projetos. As parcerias, o trabalho conjunto, em sinergias que o mesmo permite, foram a chave para este ano rotário muito positivo e bastante dinâmico. Mais uma vez, não posso deixar de não agradecer aos meus companheiros, companheiros do nosso Club, que estiveram sempre à altura e, não querendo particularizar ninguém, não podia deixar de dar aqui uma palavra especial à Presidente entrante, que foi a Secretária este ano e que esteve sempre ao meu lado, sempre me acompanhou e esteve sempre a dar apoio”, ressalvou.

Marcelino Coelho Mota terminou, referindo que “podíamos ter feito mais, claro que sim. É sempre possível fazer mais, mas o que fizemos, fizemos com muita vivacidade, com muito envolvimento. Desejo à nossa Presidente entrante os maiores sucessos na sua liderança e dizer que todos estamos com vontade de trabalhar mais, para sermos melhores, para sermos inspiração”, concluindo com um bem-haja a todos aqueles que se empenharam a fazer a diferença, não esquecendo “que a Humanidade é sempre a nossa missão”.

Já a Presidente entrante, que iniciou o seu mandato para o ano rotário 2018-2019, Mariana Machado Ballester, começou por salientar que iria continuar com o trabalho que vinha sendo desenvolvido, ressalvando, no entanto, que o Rotary iria voltar-se mais para a cidade, pois acha que “o Club é pouco conhecido na sociedade”.

Continuou, pedindo a todos, “uma vez que o lema é ‘Seja a Inspiração’”, que pegassem num papel e num lápis, que cada uma das pessoas presentes tinha no seu lugar, e que escrevessem ou desenhassem algo inspirador e, “com essa mensagem, eu vou tentar construir o meu ano, vou tentar planear as minhas atividades e pedir a todos o vosso apoio para que o ano seja, efetivamente, inspirador e seja um ano que marque o Rotary”, terminando com um agradecimento a todos.

Foi assim mais uma cerimónia de “Transmissão de Tarefas” do Rotary Club de Barcelos, que pretende continuar a marcar a diferença, a “inspirar” e a fazer ainda mais pela sociedade e pela Humanidade.

Fotos: BNH e RCB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima