“McDonald’s de Barcelos Jogos do Rio” voltam ao areal de Barcelinhos já no próximo sábado

Junho 29, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto, Educação

A partir do próximo sábado, o areal de Barcelinhos e os Jogos do Rio voltam a convidar para uma tarde de lazer. Do desporto à música, passando pelo slide, pelas piscinas, pelos insufláveis e atividades ambientais para crianças, as propostas são diversas.

A participação é livre e gratuita e o início da animação tem hora marcada para as 14h30, nos dias 1, 8, 15 e 22 de julho. A iniciativa é dos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Barcelinhos.

Desde 1999 que os Jogos do Rio transformam, anualmente, o areal de Barcelinhos sob o mote ambiente, desporto e lazer. A iniciativa nasceu quando os Amigos da Montanha decidiram limpar esse espaço abandonado. Nessa altura, não para os Jogos do Rio, mas apenas por uma perspetiva ambiental, foi realizada a ação de limpeza. Para que essa limpeza não fosse única e o espaço continuasse a ser preservado, os Amigos da Montanha decidiram dinamizá-lo e promover os Jogos do Rio, o primeiro grande evento organizado pela Associação e que, de acordo com Américo Alves, presidente da sua direção,“nos toca muito pelo sítio que era, pelas condições em que o areal se encontrava há 19 anos”, em declaração proferida na apresentação da XIX edição desta atividade, realizada na última sexta-feira, na sede da associação, em Barcelinhos.

“Os jogos foram evoluindo e hoje são uma atividade de lazer, torneios, espetáculo e animação e é isso que queremos continuar a fazer, para que as pessoas sintam este dinamismo, sobretudo os mais jovens. Temos sentido que ano após ano, as crianças passam ali as tardes com os seus pais e isso é sinónimo que o que projetámos resultou”, salientou Américo Alves.

António Costa, diretor desta atividade, destacou os cerca de 150 voluntários que estão por trás da organização deste evento. Salientou, igualmente, o trabalho dos árbitros, colaboradores fundamentais para promover aquele que é o grande objetivo desportivo dos Jogos do Rio, o fair-play, promovendo o convívio e o respeito pelo outro para uma tarde de lazer. António Costa salientou, também, a vertente social, com um dos dias a dinamizar o Desporto para Todos, recebendo no areal cerca de 50 utentes, na sua maioria crianças e jovens, de várias instituições de apoio social que terão a oportunidade de praticar desporto e viver momentos diferentes de lazer. O vice-presidente da associação lembrou, ainda, que os torneios se dinamizarão nas competições das equipas seniores, infantis e femininas. Depois de uma fase experimental, os Jogos do Rio, que eram jogados exclusivamente por equipas seniores masculinas, passaram a incluir, há dois anos, a competição para as equipas infantis e femininas, o que viria a revelar-se muito positivo, trazendo mais dinâmica e mais gente ao areal de Barcelinhos.
Na edição deste ano a perspetiva ambiental será reforçada.

Um dos objetivos é diminuir a utilização de plásticos e, nesse sentido, com o apoio das Águas de Barcelos, serão instalados bebedouros no areal. A empresa associa-se, este ano, ao evento dos Amigos da Montanha e apresentará, no programa, dinâmicas no âmbito do projeto Água Segura, ”o nome da campanha que visa sensibilizar a população para a importância do consumo de água da rede pública na promoção da saúde e do tratamento das águas residuais, como medida de proteção dos Recursos Hídricos”, referiu Diogo Navarro, representante da empresa.

A edição de 2017 terá como nome “McDonald’s Barcelos Jogos do Rio”. Susana Rente, em representação da McDonald’s salientou a parceria com os Amigos da Montanha na vertente desportiva, referindo que a empresa estará presente no evento com uma equipa em competição e, também, com o atelier de pequenos artistas.

José Costa, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, lembrou a relação estreita e positiva ao longo dos anos entre as duas instituições, nesta e noutras atividades. Nos Jogos do Rio deste ano, os Bombeiros vão participar ainda mais com uma novidade no programa, a dinamização de um Mass Training Suporte Básico de Vida.




O Presidente da Junta de Freguesia de Barcelinhos, José Peixoto, agradeceu aos Amigos da Montanha o que tem sido feito por Barcelinhos e, em concreto, na aproximação das pessoas ao rio.

O representante da autarquia de Barcelos, Hélder Tomé, felicitou os Amigos da Montanha por dinamizarem um atividade que permite aproximar os barcelenses e a cidade ao rio Cávado. Hélder Tomé salientou a temática do ambiente neste evento, dando o exemplo de como diminuir a pegada ecológica, e, também, a sensibilização e o envolvimento de outras instituições nas atividades.
Os Amigos da Montanha procuram nos Jogos do Rio um programa diversificado, e, nesse sentido, um dos objetivos tem passado pelo envolvimento de outras associações, grupos e empresas, dando a conhecer o seu trabalho e dinamizando diversas temáticas.

O ano passado, a introdução de ateliers revelou-se um sucesso e, em 2017, voltarão a ocupar espaço de destaque no programa. Dar a conhecer a olaria, tão característica deste concelho, é um dos objetivos do atelier dinamizado pelo artesão Fernando Pereira, que estará no areal nos dia 1 e 8 de julho para envolver os mais pequenos, e não só, nesta arte. Em todos os sábados haverá pinturas faciais e um espaço para dar asas à imaginação na McDonald’s Pequenos Artistas. Também para todas as tardes do programa estão marcados os jogos populares e as experiências divertidas com água sobre o “Ciclo Natural da Água”, “Filtração da Água” e “Poluição Invisível”, assim como as atividades ambientais Jogo do Tabuleiro e “Há vida no Areal de Barcelinhos”. Ainda sobre a perspetiva ambiental, haverá espaço para explorar a flora e a avifauna com duas saídas de campo na zona ribeirinha, nos dias 15 e 22 de julho.


Nos quatro sábados dos jogos, a diversão será para todos, com passeios de canoa no Cávado, o slide, os baloiços, os insufláveis e as piscinas para crianças, a water ball e water roll a fazerem as delícias dos mais novos. No espaço também não falta o bar e a esplanada para estas tardes de lazer.
Para além dos torneios e destas atividades, no programa do primeiro dia de jogos, quem passar pelo areal pode usufruir dos Passeios de Motas de Água com a colaboração da Associação Moto Galos, do Mass Training Suporte Básico de Vida e das sempre ativas aulas das modalidades fitness, com o apoio do Máximo Gymnasius, neste dia com uma aula de Zumba e uma aula de Aerodance.

No dia 8 de julho, há paintball para crianças e as aulas de Spin Bike e TRX. A 15 de julho, a Secção Pescagil, da ADRC de Gilmonde, estará presente com uma demonstração de pesca desportiva. Para o palco está marcado um workshop de Bachata e uma exibição de dança pela Academia João Capela – Escola de Dança, para além de uma aula de Body Combat. A 22 de julho, o Clube de Karaté de Barcelos estará presente com uma exibição da modalidade. Em estreia no programa, uma aula de crossfit, com o Crossfit de Barcelos e, antes da cerimónia de entrega de prémios haverá uma exibição de dança com Nico Dance Studio.




Fonte e imagens: AM.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima