Município de Barcelos comemora Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus

Maio 14, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo

A Câmara Municipal de Barcelos associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Internacional dos Museus e da Noite Europeia dos Museus. De forma a assinalar esta data, realiza-se, no Museu de Olaria, um conjunto diversificado de atividades para todas as idades.



O programa abre no dia 18, com atividades durante a tarde para a comunidade escolar e, às 22h00, tem lugar a exibição do documentário “Sentido Figurado” realizado por Alberto Serra.

No dia 19, assinala-se a Noite Europeia dos Museus e, da parte da manhã, das 10h00 às 12h30, realizam-se atividades para as famílias; da parte da tarde, das 14h00 às 17h00, os jovens e adultos vão poder desfrutar de visitas orientadas às exposições no Museu de Olaria. O ponto alto do dia acontece às 22h00, com o concerto do músico Ême, que traz música popular portuguesa, num estilo que combina o romantismo singelo do cancioneiro e da flauta com o poder simbólico e melódico, do refrão e dos coros.

No âmbito da fundação da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC), em que Barcelos está incluído, realiza-se, no dia 20 de maio, a iniciativa “Bom Dia Cerâmica!”. Barcelos participa no evento, dando particular destaque às artes e ofícios tradicionais, mais especificamente à olaria e ao figurado.

Durante a tarde, no dia 20 de maio, às 14h30, o Museu de Olaria promove ateliês livres de modelagem e pintura em barro para o público infantil, juvenil e famílias, demonstração do trabalho na roda de oleiro e visitas guiadas às exposições do Museu bem como ao Centro de Interpretação do Galo.

Quanto às restantes exposições patentes no Museu de Olaria, mantém-se, na sala de exposições temporárias, “Uma Geração de Baraças ligada pelo Barro”, até finais de dezembro, e “Geografias do Tempo e da Memória de Xohan Viqueira”, uma exposição de cerâmica contemporânea, de Xohan Viqueira, na antiga capela do Museu, até finais de junho.

As exposições têm entrada grátis e podem ser vistas de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00; aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Santa Maria FC já joga

Iniciaram os jogos do futebol distrital, organizados pela Associação de Futebol de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima