Município de Barcelos promove 7.º Encontro de Bibliotecas de Barcelos

Outubro 10, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, decorre, na Biblioteca Municipal de Barcelos, o 7º Encontro de Bibliotecas de Barcelos, organizado pelo Município de Barcelos, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e o Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende e cujas palavras de ordem são “Agir, Articular, Transformar”.



Este ano subordinado ao tema “Bibliotecas em Linh@ – Agir, Articular, Transformar”, o programa do 7º Encontro de Bibliotecas de Barcelos tem início às 14h00, do dia 20, com a habitual sessão de abertura, presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes. O encontro conta, ainda, com a presença de António Boaventura, do Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende, e de Helena Araújo, da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação. Ainda no mesmo dia, às 15h00, será debatido o primeiro tema – “Literacia: competência essencial do aluno no século XXI”, por Álvaro Laborinho Lúcio, escritor e ex-ministro da justiça.

O encontro proporciona a todas as pessoas ligadas à promoção do livro e da leitura uma reflexão sobre estes temas, reunindo um painel de conferencistas convidados, nomeadamente, escritores, professores e investigadores, representantes das várias dimensões constitutivas da comunidade educativa escolar (bibliotecários, professores, educadores, técnicos de biblioteca e animadores culturais, entre outros), procurando uma reflexão dialógica em torno de questões emergentes ligadas à importância da literacia e a devida promoção, a organização e gestão de bibliotecas e, num âmbito mais alargado, da formação dos alunos.

Ao longo dos dois dias do encontro, realizam-se, também, diversos workshops, com a participação de Pedro Chagas Freitas, Joana Viana, Elisa Cerveira e Mariana Selas.

Como é sabido, e também por causa da sua dimensão, Barcelos possui uma das maiores redes de bibliotecas escolares do país. No caso, são 27 estruturas na promoção dos livros e da leitura, animadas por um programa de atividades culturais desenvolvido em permanência pelo Município de Barcelos.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima