Município de Barcelos promove atividades de ocupação dos tempos livres nas férias escolares da Páscoa

Março 19, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Desporto, Educação, Política

Durante a interrupção letiva das férias da Páscoa, o Município de Barcelos vai promover múltiplas atividades lúdicas para ocupar o tempo livre dos mais novos. Essas atividades serão desenvolvidas entre a Casa da Juventude, a Galeria de Arte, o Museu de Olaria, a Biblioteca Municipal, o Gabinete de Arqueologia e o Pavilhão Municipal.



A Casa da Juventude apresenta um programa de oficinas dedicado às expressões plásticas, que decorrerá entre 26 de março e 6 de abril, das 10h00 às 12h00, para grupos, e das 15h00 às 17h30, para individuais. A participação é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias e limitadas, devendo todos os interessados proceder à inscrição, até ao dia 23 de março, através do e-mail casadajuventude@cm-barcelos.pt.

No mesmo período, a Galeria Municipal de Arte propõe atividades dirigidas a crianças entre os 10 e os 16 anos e que se realizarão durante a parte da tarde, das 14h00 às 17h00. Entre as propostas didáticas, encontram-se a criação de cestinhas de ovos, de coelhinhos reciclados e ainda a oficina de escrita criativa. As incrições são gratuitas, embora limitadas, e deverão ser submetidas para o e-mail galeriamunicipalarte@cm-barcelos.pt.

Já a parte da manhã, entre as 10h00 e as 12h00, ficará reservada ao Museu de Olaria e a vários ateliês direcionados para crianças entre os 6 e os 12 anos. Além de moldagens de figuras pascais em barro (27 de março), serão também realizadas oficinas de pintura de azulejo e peças (28 de março), ateliê vaso colorido (29 de março), ateliê pintura de telha (3 de abril), atelie de instrumentos musicais de barro (4 de abril), ateliê de pintura de peças (5 de abril) e ateliê a Festa das Cruzes (6 de abril). A participação tem um custo de 1,10 € por atividade. As inscrições são limitadas e deverão ser enviadas para o e-mail museuolaria@cm-barcelos.pt.

Numa divertida aventura no mundo dos livros, a Biblioteca Municipal de Barcelos preparou, também, um programa especial, destinado a crianças dos 6 aos 10 anos de idade, que procura, de acordo com o Município, “motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contacto com o livro, entre a hora do conto, oficinas de leitura, expressão plástica, encontro com escritores, jogos e cinema”. Para os jovens dos 11 aos 14 anos a Biblioteca tem preparadas oficinas de expressão dramática, experiências científicas, jogos, música e cinema.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Poderão ser efetuadas pessoalmente, na Biblioteca Municipal, pelo telefone (253809641) ou por e-mail (biblioteca@cm-barcelos.pt).

Os mais novos podem inscrever-se, ainda, no programa Férias Desportivas, promovidas pelo Pelouro do Desporto, que incluem várias modalidades. A participação é gratuita e as inscrições efetuam-se no Pavilhão Municipal, onde decorrerão as atividades.

O Gabinete de Arqueologia preparou, igualmente, um programa de animação e ocupação dos tempos livres para a pausa letiva, destinado às crianças e jovens em idade escolar, entre os 8 e os 14 anos , na Casa da Azenha e na Casa da Memória da Terra de Faria.



As atividades são constituídas por quatro sessões distintas, mas sempre articuladas e orientadas para o sítio arqueológico, com forte componente lúdica, de contacto com a estação arqueológica e com a natureza envolvente, tendo como base a Arqueologia e a prática arqueológica, para se “dar a conhecer o modo de vida dos habitantes do povoado da Idade do Ferro e da Idade Média, cujos testemunhos estão patentes na Casa da Memória”, refere o Município.

A participação é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias e limitadas, devendo todos os interessados proceder à inscrição até ao dia 23 de março através do e-mail arqueologia@cm-barcelos.pt.

Fonte e imagens: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima