Museu de Olaria de Barcelos recebe 5.ª Conferência Internacional “Sharing Cultures”

Setembro 2, 2017 Atualidade, Concelho, Cultura, Educação, Mundo

O Auditório do Museu de Olaria recebe, de 6 a 8 de setembro, o Congresso “Sharing Cultures 2017”, 5ª Conferência Internacional sobre Património Imaterial, uma parceria entre o Município de Barcelos e o Green Lines – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.

A riqueza do património cultural barcelense, como o artesanato, as tradições, a feira semanal, a Festa das Cruzes, o Caminho de Santiago, entre outros, são o mote que tornam Barcelos o lugar perfeito para reunir investigadores e académicos em torno da salvaguarda e promoção do património imaterial.

As sessões de trabalho, com apresentação de trabalhos e artigos científicos, decorrem durante os três dias, das 14h00 às 15h30. Noutros horários, no dia 7 haverá uma sessão, entre as 9h00 e as 10h00, e no último dia do congresso estão agendadas mais duas sessões, a primeira entre as 9h00 e as 10h00 e a segunda das 11h00 às 12h00.

Quanto a visitas e atividades sociais, no primeiro dia, os grupos participantes irão ter a oportunidade de fazer uma visita guiada no centro da cidade de Barcelos, que irá mostrar os principais pontos turísticos da cidade, como a Igreja Matriz, a Ponte Medieval, o Palácio dos Condes de Barcelos e o Museu Arqueológico de Barcelos. A visita contemplará também a Câmara Municipal, a Torre da Porta Nova, a Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz, entre outros pontos interessantes, com guias que contarão a história e as lendas de cada lugar.

No final desta visita guiada, haverá ainda a possibilidade de fazer um percurso de quatro quilómetros do Caminho Português de Santiago, entre o Senhor da Cruz e a Igreja de Abade de Neiva, com transporte gratuito de regresso ao Museu.

No dia 7, quinta-feira, está reservada uma visita à feira semanal e a participação em workshops com artesãos locais que, no Museu de Olaria, irão ensinar as técnicas para moldar o barro e criar peças únicas pelas próprias mãos.

A participação é de inscrição obrigatória, para isso utilize o contacto e-mail do secretariado do congresso sc2017@greenlines-institute.org. Para mais informações, consulte o website (clicar no link) http://sharing.greenlines-institute.org ou a página de Facebook da Green Lines https://www.facebook.com/Greenlines/ .

A Green Lines é uma organização não-governamental (ONG) que desenvolve os seus esforços na promoção das várias vertentes que integram o amplo conceito de desenvolvimento sustentável. A sua intervenção está organizada em torno de um conjunto de ações de investigação, formação e divulgação. Este conjunto de ações assenta, prioritariamente, na cooperação internacional com organizações similares, fundações, universidades, académicos e investigadores, procurando ter uma ação positiva e interventiva na promoção e sedimentação dos princípios do desenvolvimento sustentável, tanto no âmbito científico, quanto nos âmbitos sociocultural, de desenvolvimento e de cooperação.

Fonte e imagem: CMB.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Ir Para Cima