Nova fibra ótica da Huawei chega aos 600Gbps

Setembro 30, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo, Opinião
Diogo Sendim Lourenço

A Huawei anunciou um novo padrão para redes de fibra ótica. A empresa afirma que, usando chips OptiXtreme oDSP fabricados por ela mesma, é possível alcançar velocidades de até 600 Gbps em cada fibra da sua rede.



Esta solução é encarada como ideal para países de dimensões continentais, o qual também regista um crescimento exponencial por conexão banda larga de alta velocidade.

Redes de alta capacidade como esta da Huawei podem, ainda, ajudar a baixar o custo final para operadoras e também para o consumidor. A consultoria IHS ressalvou que o custo por bit para transmissão em redes de fibra ótica registou uma queda importante em 2011, mas que tem ficado estável nos últimos três anos

Contudo, com a grande procura por Internet doméstica e comercial em Portugal, as operadoras começaram a encontrar soluções para baixar as suas operações e oferecer mais velocidade sem aumentar o preço final ao consumidor. A Huawei diz que é justamente nesse sentido que se encaixa sua nova tecnologia de 600 Gbps.

Isto porque ela funciona num comprimento de onda único e ajustável. Dessa maneira, as operadoras podem configurar a velocidade de transmissão de acordo com a procura (entre 100 e 600 Gbps) e obter sempre a opção mais eficiente.

A empresa também afirma que garante a maior distância de transmissão com esta nova rede e também oferece um módulo com inteligência artificial, para ajustar automaticamente o desempenho da rede de acordo com a procura, a fim de ganhar e eficiência energética.

Não foi revelado, até o momento, nenhum contrato com operadoras portuguesas para o uso desta tecnologia em solo nacional.

Por: Diogo Sendim Lourenço*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Mais que uma Derrota

Bem-haja, caros leitores do BnH. Jogou-se a 7ª jornada do Campeonato Nacional

Não gostei nada

Olá, caríssimos leitores do BnH! Na crónica desta semana vou tentar ser

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima