Nova fibra ótica da Huawei chega aos 600Gbps

Setembro 30, 2018 Atualidade, Concelho, Cultura, Mundo, Opinião
Diogo Sendim Lourenço

A Huawei anunciou um novo padrão para redes de fibra ótica. A empresa afirma que, usando chips OptiXtreme oDSP fabricados por ela mesma, é possível alcançar velocidades de até 600 Gbps em cada fibra da sua rede.



Esta solução é encarada como ideal para países de dimensões continentais, o qual também regista um crescimento exponencial por conexão banda larga de alta velocidade.

Redes de alta capacidade como esta da Huawei podem, ainda, ajudar a baixar o custo final para operadoras e também para o consumidor. A consultoria IHS ressalvou que o custo por bit para transmissão em redes de fibra ótica registou uma queda importante em 2011, mas que tem ficado estável nos últimos três anos

Contudo, com a grande procura por Internet doméstica e comercial em Portugal, as operadoras começaram a encontrar soluções para baixar as suas operações e oferecer mais velocidade sem aumentar o preço final ao consumidor. A Huawei diz que é justamente nesse sentido que se encaixa sua nova tecnologia de 600 Gbps.

Isto porque ela funciona num comprimento de onda único e ajustável. Dessa maneira, as operadoras podem configurar a velocidade de transmissão de acordo com a procura (entre 100 e 600 Gbps) e obter sempre a opção mais eficiente.

A empresa também afirma que garante a maior distância de transmissão com esta nova rede e também oferece um módulo com inteligência artificial, para ajustar automaticamente o desempenho da rede de acordo com a procura, a fim de ganhar e eficiência energética.

Não foi revelado, até o momento, nenhum contrato com operadoras portuguesas para o uso desta tecnologia em solo nacional.

Por: Diogo Sendim Lourenço*.

(* A redação do artigo de opinião é única e exclusivamente da responsabilidade do autor)

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Últimas de

Pin It on Pinterest

Shares
Share This

Partilha esta Notícia

Partilha com os teus amigos

Ir Para Cima